segunda-feira, 26 de agosto de 2013

My Future, My Dreams - Blackbird

Hoje a entrevista é à Blackbrid do blog Fly, Blackbird. Acho que muitos a conhecem! um dos meus blogs preferidos!
Aqui ficam as respostas :

Em que ano é que estudas/Que idade tens?
Tenho vinte e um anos e terminei o terceiro ano da faculdade, vou para o quarto.


Quando eras pequena qual era a profissão que gostavas de seguir? Achas que ainda existe alguma possibilidade de se realizar?
Eu queria ser veterinária. Mais tarde percebi bem que não me dava bem com ciências/biologia por isso optei por não seguir essa carreira. Assim sendo já não há possibilidade de ser veterinária.


Qual é o curso que queres tirar/estás a tirar/tiraste?
Estou a tirar o curso de Direito.


Achas que o curso te está a preparar para o futuro e para o mercado de trabalho? O que achas que poderia ser melhorado?
Eu sinto que adquiri imensos conhecimentos nestes três anos que já conclui e sinto-me capaz de fazer muitas coisas relacionadas com a minha área. Porém penso que para exercer advocacia, por exemplo, não é suficiente. É certo que ainda me falta um ano mas não me sinto tão preparada quanto isso. Acho que adicionar mais um ano ao curso de Direito, ficando este com cinco anos, não seria mal pensado. Pode parecer um exagero, para muitos, mas eu acredito que quando acabasse a licenciatura me sentiria muito mais preparada.



Os teus pais incentivam-te a mudares de país ou preferem que fiques em Portugal?
Eles não me incentivaram a sair, ainda. Eles preferem que eu fique cá por Portugal mas sei que quando terminar o curso provavelmente me vão incentivar a sair de Portugal se eu não conseguir ter um perspetiva de um bom futuro aqui.


E tu, gostavas de mudar de país? Se sim, qual e porquê?
Gostava e não gostava. Gostava de sair pois sei que posso ter melhores oportunidades no estrangeiro. Por outro lado não quero ir porque me vai custar imenso deixar a minha família e amigos mas se tiver que ser será. Neste momento estou a ponderar ir para Hong Kong mas os Estados Unidos ou o Canadá também me parece ser uma boa opção.


Na tua opinião, Portugal reúne condições para um jovem começar a sua vida independentemente? O que achas que deveria mudar?
Não. É muito difícil um jovem ser independente no início da carreira. Ou não tem emprego ou não tem um ordenado que lhe dê uma independência financeira. Se tiver então é um sortudo! Deviam existir mais postos de emprego em Portugal, acho que é nisso que se deve investir.


Quais são os princípios/características que consideras mais importantes num jovem na sua busca por um bom futuro?
A ambição é importante. Uma pessoa ambiciosa vai fazer tudo para ter um futuro melhor e progredir na carreira. Estudar também é importante. Adquire-se conhecimento e isso é fundamental! Também é essencial perceber que para se chegar a algum lado é preciso fazer esforços!

13 comentários:

  1. Eu adoro a Fly e gostei bastante desta pequena entrevista :D

    ResponderEliminar
  2. Gostei da entrevista. pelo menos para mim, pensar no que vem ai é uma dor de cabeça. Ver como outras pessoas estão a lidar com o final da faculdade e realmente estarem a um passo do mercado de trabalho e na iminência de poder ter de sair do pais e poderem falar das suas experiencias é algo que direcciona. Não sei... gosto deste tipo de entrevistas. Porque se há coisa que amo na blogo é podermos ter pessoas de todo o tipo de áreas com formações distintas e em todas as fases da vida.

    Txiii comentário enorme e estou a fugir do tema! Gostei, pronto. :D

    ResponderEliminar
  3. Muito bem, gostei da entrevista, ela tem toda a razão!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, gostei da entrevista, ela tem toda a razão!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Gostei de saber mais sobre ela, já conhecia o seu blog :)
    Gostei de passar aqui pelo teu blog também :)

    ResponderEliminar
  6. ja seguia o Fly e gostei da entrevista :) hei de passar mais vezes por cá :)

    ResponderEliminar
  7. gostei muito da entrevista :) perguntas interessantes e actuais, parabéns às duas*

    heart-sease.blogspot.pt

    ResponderEliminar