quarta-feira, 21 de agosto de 2013

My Future, My Dreams - Patrícia


Hoje trago-vos as respostas da Patrícia do blog Girls Like Boys with Brain. O blog dela é um dos meus preferidos. Ela parece ser uma pessoa fantástica, cheia de sentido de humor, mas também sensível e carinhosa.



Em que ano é que estudas/Que idade tens?
Tenho 18 anos e vou agora repetir Matemática de 12º ano.


Qual é o curso que queres tirar?
Ao fim de muito tempo a tentar perceber onde raio me iria enfiar, decidi que quero entrar em psicologia.


Achas que o curso que queres tirar tem futuro neste país?
Não, mas sinceramente, que curso é que neste momento tem futuro?
Acho que devemos ir para o que queremos e gostamos e não para o que tem futuro. Porque se formos bons no que fazemos, havemos de conseguir ultrapassar as dificuldades... E hoje em dia, como isto anda, cada vez mais acho que se deve ir para o que se gosta.


Os teus pais incentivam-te a mudares de país ou preferem que fiques em Portugal?
São neutros. Dizem que a decisão é minha mas, embora às vezes me aconselhem a ir embora, acho que quando virem que o quero mesmo fazer, não vão gostar assim tanto da ideia.


E tu, gostavas de mudar de país? Se sim, qual e porquê?
Sim, gostava. Eu adorava ir para os Estados Unidos ou para Inglaterra porque sempre tive assim um fascínio, mas sinceramente acho que depois do curso tirado vou para onde conseguir arranjar emprego. Não estamos em altura de ser esquisitos.


Na tua opinião, Portugal reúne condições para um jovem começar a sua vida independentemente? O que achas que deveria mudar?
Para já não. Acredito sinceramente que daqui a uns (bons) anos a coisa melhore, mas agora não vejo nada que favoreça um jovem a tentar ser independente. Está tudo tão caro, ganha-se tão pouco, o desemprego é tanto e as ajudas são tão poucas, que são poucos os que se aventuram.
E não sei bem dizer o que deveria mudar. Deviam pensar mais em nós, no geral. Ajudar mais os jovens, não nos cortarem as pernas. Porque depois é óbvio que nos vamos todos embora à procura de condições que o nosso próprio país não nos oferece.


Quais são os princípios/características que consideras mais importantes num jovem na sua busca por um bom futuro?
Ser persistente. E ter coragem. Não desistir à primeira dificuldade porque o que não vão faltar são adversidades. E acho que uma personalidade otimista e extrovertida é capaz de ajudar tanto na procura de emprego como no geral, na vida pessoal e social. E acho que tudo isso influencia a visão que temos da nossa vida, do nosso futuro, dos nossos sonhos.

7 comentários:

  1. A Patrícia tem um blogue que me faz sempre rir imenso mas esta entrevista comprova o seu lado mais sério e demonstra que ela tem os pés bem assentes na Terra. Parabéns às duas e espero que a Patrícia consiga, para o ano, entrar em Psicologia como pretende :)

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei de ler esta entrevista. Nem parece a Patrícia a escrever! Gostei desta faceta mais séria dela :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito, a Patrícia tem toda a razão! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito, a Patrícia tem toda a razão! (:
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Ohh obrigada a todas!**
    E desculpa mas só hoje é consegui vir espreitar :x Mas obrigada mais uma vez por te lembrares de mim e babei-me toda com o que disseste no inicio xD

    ResponderEliminar