quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cultura geral


Este vídeo já data de 2011, mas gostava de partilhar aqui na mesma.
Mostra que a cultura geral de algumas pessoas é muito limitada. Fizeram algumas perguntas bem simples, como «Qual é o símbolo químico da água», «Qual é a capital dos EUA», «Quem pintou a Mona Lisa», «Qual é o maior mamífero do mundo».
Muitos não sabiam responder, outros deram respostas completamente erradas. Mas a maior parte dava sempre a mesma desculpa: «A religião não é a minha área. Não gosto de ciências. Matemática nunca foi o meu forte. Estou a tirar um curso que não tem nada a ver com isso.»
E isto entristece-me. Não me considero uma pessoa culta. Existe tanta coisa que não sei, mas porra, sabia responder a 90% das perguntas que fizeram.
Existem certos conhecimentos que são básicos. Que se aprendem no ensino básico, em livros, na internet ou em filmes. Coisas do dia a dia, que a prestar um bocadinho de atenção às notícias se fica a saber.
Quando não tenho nada para fazer gosto de ver National Geographic, o Discovery Channel e por aí fora. Mesmo que seja só como barulho de fundo. Vou aprendendo umas coisas. Acho que isto foi algo que adquiri do meu pai. Ele sempre se interessou muito por ciência. 

Mas eu compreendo que seja mais giro vir ao computador e ficar a tarde toda a ver séries, ou a ver vídeos de penteados e assim, ir a sites de moda. Não ter que pensar e assimilar. Eu não sou assim,nunca fui. Gosto de fazer coisas que exercitem o cérebro, sudokus, quebra cabeças, puzzles...

E vocês, são que tipo de pessoas?

13 comentários:

  1. Eu gosto de aprender. E gosto de estar com pessoas que têm algo para me ensinar :)

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de vir ao pc e ficar a ver séries e assim mas também estudo e gosto de aprender. Temos tempo para tudo mas há pessoas supérfluas :)

    ResponderEliminar
  3. É verdade, mas entretanto há que aproveitar *

    ResponderEliminar
  4. acho que há tempo para tudo: aprender, divertir, tudo.

    ResponderEliminar
  5. Eu considero-me uma pessoa com um cultura acima da média (fui bastante educada nesse sentido) estes videos entristecem-me mas também só mostram as erradas... quantas vezes mandamos tambem umas bacoradas felizmente ninguem grava.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de ver séries, vídeos sobre penteados e de visitar sites de moda. Leio revistas de moda, vejo vídeos de desfiles. Não significa que não tenha cultura geral... Só sei como dividir o meu tempo. Não quer dizer que sejam actividades inúteis :)

    ResponderEliminar
  7. Penso que sou um pouco das duas :) adoro, mesmo, aprender e saber cada vez mais! Quando vezes me apanharam a ver o National Geografic x)

    ResponderEliminar
  8. também já tinha visto este vídeo, é tão triste! É este o país em que vivemos... acho que há tempo para aprender um bocado de cada coisa, isto é uma vergonha

    ResponderEliminar
  9. Eu não costumo fazer esses jogos mas tento informar-me o máximo que posso sobre todos os assunto, é importante termos um vasto conhecimento, aliás gosto de ter imensa cultura geral... detesto pessoas vazias que não consigam ter uma conversa.

    ResponderEliminar
  10. Gosto de aprender. Quanto mais melhor!
    R: Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Eu interesso-me um pouco por tudo e acho que é sempre bom as pessoas saberem sobre diversos assuntos. Nem é preciso saber muito, basta o essencial. Já é suficiente. Mas há pessoas que dão mais importância a coisas fúteis do que ao conhecimento :s

    ResponderEliminar