sábado, 12 de setembro de 2015

Coisas de Veterinária - Os erros mais comuns dos donos


Apesar de não ser a minha área de paixão, estar a fazer voluntariado numa clínica veterinária dá-me a percepção de uma realidade que até agora desconhecia: a mentalidade dos donos.
Em jardins zoológicos, não temos esta preocupação: os donos dos animais são os próprios tratadores e os médicos veterinários. Mas quando se trata do cão e do gato (e de alguns exóticos), o caso muda de figura.
Existem alguns erros que quase todos os donos cometem, e, que se forem evitados, podem salvar o pobre do bicho de muitas chatices e ao próprio dono de poupar alguns trocos:

- Auto-medicação: Muitas pessoas acham que podem dar os medicamentos de medicina humana ao seu bichinho. «É só partir o comprimido ao meio que dá!». Errado!! Há alguns medicamentos que são tóxicos para os nossos animais. O paracetamol é um deles. Se vocês derem um comprimido ao vosso gato, ele vai ficar muito mal e pode acabar por morrer se não for depois levado às urgências. Mesmo aqueles que podem ser dados, os donos não sabem as doses.
Depois existem os casos de pessoas que gostam de perguntar ao vizinho o que é que ele deu ao seu Lulu, para depois ir comprar e dar ao Pantufa. O problema é que, lá por o Lulu do vizinho ter vomitado e o vosso Pantufa estar a vomitar também, as causas podem ser diferentes, e a resolução para o problema pode ser completamente diferente. E só um veterinário pode avaliar isso.

- "Amanhã já está melhor": Esperar que passe, não é solução! Se o vosso animal está à 2 dias sem comer, ou se está desde manhã a vomitar, não fiquem à espera que ele melhore. Muitos dos casos que aparecem, já são arrastados e, se os donos os tivessem levado logo ao veterinário, a solução seria mais simples e menos dispendiosa. O mesmo se passa para "altos" ou "massas" que aparecem. Quando nos chegam à mãos, muitas vezes são tumores que já metastizaram para outros órgãos e em que já não há solução. Se nos levarem assim que detectam esses nódulos, é tudo muito mais simples.

- "O senhor da loja dos animais disse...": Os senhores dessas lojas, a maior parte das vezes, não percebe nada do assunto e só vos está a tentar impingir produtos manhosos que tem lá, para lucrar. A maior parte são gotas ou vitaminas que nada fazem a não ser gastar o vosso dinheiro.

E por agora é isto. Por isso já sabem, tomem bem conta dos vossos bichinhos, eles dependem de vocês!

13 comentários:

  1. São mesmo alguns erros comuns, eu mal vejo que o meu cão está mal não hesito e levo logo ao veterinário porque nunca sabemos a gravidade da situação

    ResponderEliminar
  2. Nunca cometi erros desses, e não vou cometer porque sei bem a gravidade das situações dese tipo. Não sou médica/enfermeira veterinária, mas sei bem que há medicações diferentes para casos diferentes. E que, por alguma razão, há medicamentos para uso veterinário e outros para nós... há diferenças enormes! Por acaso nunca reparei em "altos" ou "massas" nos meus bichinhos, se isso acontecesse levava-os logo a uma clínica! Parecem coisas tão básicas de se perceber/saber que eu fico sem entender o porquê de cometerem tanto isso.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente sendo que vocês tem uma medicina privada, os custos são muito elevados para ir lá cada vez que o bichinho tem uma má noite. Acaba por se deixar ir vendo a evolução. Nem toda a gente infelizmente tem posses para isso. E as vezes quando tem por mais exames que façam não se descobre as coisas. Como aconteceu ao gatinho do meu namorado que coitado teve de ser abatido e deixou a família toda de coração despedaçado. Agora essa da auto medicação é horrível. Como se vai dar coisas dessas a um bichinho. Inaceitável... Nós não conhecemos o organismo deles logo não podemos fazer assumpções.

    ResponderEliminar
  4. Quando havia cachorros doentes em casa da avó, por norma comia canja e a coisa passava ehehehehehehhehe

    Eu sei, nada como ir ao veternário

    ResponderEliminar
  5. Adorei este post :) Estou a tentar entrar para o curso de veterinária e gosto muito destes temas. Como conseguiste ser voluntária?
    Xoxo,

    A Cerejinha ♥

    ResponderEliminar
  6. A minha gata foi adpotada num canil e é lá que ela tem as consultas no veterinário. Sempre que está doente, também vamos lá :)

    ResponderEliminar
  7. Por acaso não cometo nenhum desses erros com os meus meninos, felizmente! Mas sei de muita gente que os faz regularmente!

    ResponderEliminar
  8. Felizmente nunca cometi nenhum desses erros, aliás quando a minha cadela está a vomitar eu tento estar alerta para saber se é algo que vai durar mais do que o normal. O truque para mim é estar sempre atenta tanto quanto possivel a comportamentos anormais.

    Beijinhoos ****
    Cantinho da Suu

    ResponderEliminar
  9. Eu ando meia embrulhada nos veterinários ultimamente por causa do meu gato... Vamos lá ver!

    ResponderEliminar
  10. Quem tem animais de estimação e quer realmente trata-los BEM informa-se antes de fazer o que quer que seja , e ao primeiro sinal de doença leva-o ao Vet , é lógico.

    ResponderEliminar