terça-feira, 22 de setembro de 2015

Crónicas da Chico-Espertice #1


Chicos-espertos há muitos, a muito níveis e das mais variadas qualidades. E todos os dias tropeçamos numa ou noutra personagem que nos demonstra que ainda existem muitos níveis de chico-espertice por explorar. É todo um Universo paralelo que existe em simultâneo com a nossa existência, seja na fila do supermercado, à entrada do banco, nas casas de banho públicas ou até no nosso emprego.

#É só uma informação#
Episódio de hoje no centro de formação do centro de emprego:
Aproveitei o intervalo da formação para ir ao Atendimento pedir uma informação breve. Tirei a senha e esperei pela minha vez, como qualquer freguês. Mas a menina que chegou depois de mim achou que era mais importante que todas as outras pessoas que lá estavam. E assim que viu uma das senhoras a chamar pelo próximo número, avançou para o balcão com todo o descaramento e disse:
«Isto é rápido. É só uma informaçãozinha!» Que frase mais típica. E obviamente não foi só uma informaçãozinha! Foi uma informação e outra, dois dedos de conversa e um papel. Só faltou tomar um cafézinho e tirar uma selfie coma senhora. 
E duas outras "princesas" que lá se encontravam, aproveitaram a deixa, já que precisavam do mesmo papel que a outra dondoca, e foram também pedir a sua "informaçãozinha". «Já agora, que lhe está a dar esse papel, também nos podia dar um a nós?» Já agora.... Já agora que a Maria Adelaide está a levar no rabinho com toda a força ali no prédio da esquina, vocês podiam-se juntar a ela. Ou.já agora que o Tomás Orlando acabou de dar uma cacetada com o dedo minhdinho na esquina do armário, vocês também podiam ser solidárias...

E eu ali, com cara de parva (ainda mais do que a do costume), à espera que as putas meninas se fossem embora para eu poder ser atendida. 
O pior é que a minha informação foi bem mais breve que as delas. Bem que podia ter reclamado... Mas depois ia acabar por ficar a discutir com elas, e a vontade para isso era nenhuma. Não tenho que andar a educar os filhos dos outros.

13 comentários:

  1. O que elas fizeram chama-se falta de civismo. Cada pessoa tem de esperar na fila, só assim é justo para todos.

    ResponderEliminar
  2. essas coisas enervam me tanto! também já pedi isso da informaçaozinha mas é so respostas de sim ou não para saber se vale a pena tirar a senha para depois ser atendida por ordem correta, agora assim... grande lata!
    r: sim, por enquanto ainda me safo xD

    ResponderEliminar
  3. Que falta de educação, de civismo... Mas infelizmente é o que mais se vê por aí.

    ResponderEliminar
  4. Como dizes, eles andam em todo o lado :P

    ResponderEliminar
  5. "só uma informaçãozinha" é tão típico!!

    ResponderEliminar
  6. que mal! acho que não teria tanta calma como tu!

    ResponderEliminar
  7. Há cada uma! Estes acontecimentos no país de hoje são cada vez mais vulgares mas não deixa de ser falta de educação por parte dessas pessoas!

    ResponderEliminar
  8. À minha frente não passavam, disso podes ter a certeza, já passei a idade de tolerar isso.

    ResponderEliminar
  9. Odeio essas merdas... eu nem quando tenho só uma coisa para pagar gosto de passar à frente --

    ResponderEliminar
  10. Já vi disso acontecer na segurança social, na altura não disse nada mas fiquei super chateada!!

    ResponderEliminar