quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Je Suis Charlie


Adoro a hipocrisia das pessoas. Há uns meses atrás, quando ocorreu o ataque ao jornal francês, as redes sociais foram invadidas pela expressão "Je Suis Charlie", expressão essa que significava que todos deveriam ter direito a exprimir as suas opiniões e ideias. Que as pessoas não deveriam ser insultadas, maltratadas ou mortas (como aconteceu no atentado) por terem pontos de vista diferentes. Cada um deveria poder ser livre de dizer aquilo que pensa.
Mas ao que parece, essa "onda" já passou. Vemos hoje, com a situação política do nosso País, várias opiniões e pontos de vista. Alguns são apoiantes do Costa e da união que fez com o BE e o PCP. Outros preferem a coligação do PSD. Até aqui tudo muito bem. Mas respeito pela opinião dos outros? Não vejo nenhum. 
Em cada notícia que sai são insultos, atrás de insultos. As pessoas não podem expressar a sua opinião nos seus blogues e páginas do facebook sem serem apedrejadas pelos da oposição. Se antes eram todos "Je suis Charlie", agora são todos "Je Suis Hypocrite". As pessoas não sabem ter discussões e trocas de opinião saudáveis e pacíficas em que «concordam em discordar.» É logo para a violência verbal, ameaças e insultos... É triste.

16 comentários:

  1. Isso é porque é extremamente difícil definir a questão de onde começa a minha liberdade ou onde acaba a liberdade do outro. É toda uma situação! Um assunto que daria agora pano para mangas!

    ResponderEliminar
  2. Bem verdade, subescrevo tudo o que disseste e escreveste :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu fico parva com todos os insultos que vejo :P

    ResponderEliminar
  4. Ya :p Já nem vejo nada disso :/
    Não vale a pena...

    Ps: Há passatempo lá no blogue quase a terminar :) Participa :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ainda há dias escrevi sobre este assunto.
    Acho deplorável o modo como as pessoas se insultam nos comentários em jornais online. Insultos completamente gratuitos onde, muitas vezes, o texto original passa para segundo plano, ficando o foco da discussão numa palavra ou frase que foi deixada por um leitor.
    Uma aberração. :/

    ResponderEliminar
  6. as pessoas só são je sui charlie se a outra pessoa tiver a mesma opinião..
    Eu sou daquelas que acha que deve haver liberdade expressão desde que não se insulte ou magoe ninguém

    ResponderEliminar
  7. Muita gente resolveu ser Charlie sem saber o que significava. E com esse nível de hipocrisia esta claro que não sabem o que é liberdade de expressão. Se há coisa que nunca consegui compreender é porquê que as pessoas vão trocar insultos para as redes sociais, seja sobre o que for, ao desbarato. Isto é tão desnecessário, as opiniões divergem, e valem o que valem, a outra pessoa não vai passar a concordar connosco só porque a insultamos e ameaçamos. Enfim.

    ResponderEliminar
  8. Completamente! É mesmo muito triste...

    ResponderEliminar
  9. É complicado ser-se ouvido e não ser-se criticado. É muito complicado dares a tua opinião e não seres rebaixado ou colocado de parte... enfim, a sociedade não é verdadeira nem deixa os restantes serem verdadeiros. Ou manténs a aparecência e segues a multidão ou então nem vale a pena sair de casa, ligar tv ou ir a internet.

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  10. Que estranho é ler este teu post e ver que o escreveste no dia 12 e ontem passou se o que se passou... :/
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Estou cansada das politiquices em Portugal...

    L*

    ResponderEliminar
  12. Basicamente, o que eu penso sempre que vejo certos "estados"!

    ResponderEliminar
  13. nao podia estar mais de acordo. é mais insultos que opiniao e isso é triste.

    ResponderEliminar