segunda-feira, 14 de abril de 2014

E é este o País em que vivemos #2


Notícia do JN. Um exemplo de péssimo jornalismo e da ignorância das pessoas.

«Governo vendeu a um espanhol primeiros metros de Portugal»
"São os 60 metros quadrados de terreno mais a norte de Portugal e a mais importante caseta da Guarda Fiscal que o Governo aceitou vender, sem consultar ninguém, a um privado que, por acaso, é espanhol".

Aqui, a minha crítica vai ser mais direcionada ao tipo de jornalismo que é feito, à atitude das pessoas que comentaram para o jornal e também um ao tema da notícia em si.
Para começar quero dizer que não gostei nada forma como abordaram este assunto. Primeiro, eu não consigo perceber se os 60 metros de terreno vendidos continuam a pertencer ao território português ou não. Isto porque, se eu vender a minha casa a um italiano, o território continua a ser português, não passa a pertencer a Itália.
Tanto quanto sei, o terreno vai continuar a pertencer a Portugal. Não há tantas casas no Algarve de Ingleses? Se eu quiser não posso ir comprar uma casa em Angola? Não estou a perceber o problema que houve.

Segundo, esta notícia demonstra um elevado grau de xenofobismo. Qual é o mal de ter sido um espanhol a comprar a casa? Falam como se o pobre do senhor viesse armado com um exército atrás pronto a nos invadir!! É só porque o terreno fica na fronteira? Sinceramente....
O pior foi o facto do JN ainda ter tentado contactar o homem.. «Contactado pelo JN, o novo proprietário do terreno e da antiga casa da Guarda Fiscal na margem do rio Trancoso não quis fazer comentários sobre o negócio.» Agora uma pessoa não é livre de comprar uma casa?

Depois, existem os comentários feitos por pessoas da região: "A nossa ideia é restaurar a casa, içar a bandeira portuguesa e colocar no local informações sobre a história da fronteira", afirmou Avelino Fernandes.
Coitadinhos, até parece que não tiveram tempo para isso. Se quisessem restaurar a casa já o tinham feito à muito tempo, não a tinham deixado ao abandono. Não se venham agora queixar, como se a venda tivesse impedido alguma coisa. Se calhar o senhor que a comprou até vai tomar muito melhor conta dela e dar-lhe melhor uso.

Nem vou falar dos comentários que li à notícia.

Enfim, tanta coisa a acontecer neste mundo que realmente tem interesse e vão-me publicar estas coisas! (e parva sou eu que ainda as leio e comento).

P.S. Fui nomeada para "Os Rostos da Blogosfera". Para votarem cliquem aqui.

5 comentários:

  1. Desculpa!!:o mas quem te nomeou nomeou-te com n no meio :S!
    Desculpa

    ResponderEliminar
  2. Adoro o tipo de letra que utilizas-te para escrever love from indigo na imagem que tens no lado direito do teu blog, qual é o nome do tipo de letra?

    ResponderEliminar
  3. que compra não interessa o terreno continua a ser português. quem pode comprar é o governo de Espanha! Só se com tanta modernice agora já se faz que se quer, tipo monopólio!

    ResponderEliminar
  4. Então o governo anda a aliciar chineses mafiosos a comprar casas de luxo, vende o BPN aos angolanos e a EDP aos chineses e agora fazem tanto alarido por um espanhol ter comprado uma propriedade?
    Então e o príncipe saudita que quer comprar terras no Alentejo? E os espanhóis que trouxeram a moda das oliveiras de regadio? E os quadros do Miró, esses sim, património português que vai embora de vez?
    Gente mesquinha...

    ResponderEliminar