quinta-feira, 7 de maio de 2015

Orgulho


Sou da opinião que devemos ter orgulho das coisas que fazemos (quando estas são bem realizadas), e não de algo que não temos qualquer poder sobre. 
«Tenho orgulho em ser Português»...(e quem diz português, diz qualquer outra nacionalidade) Sinceramente não percebo, não foi algo que escolhi nem algo para o qual trabalhei. Simplesmente aconteceu ter nascido numa família portuguesa. É como «Tenho orgulho em ser mulher»... Lá está, também nasci assim (claro que agora já se podem fazer a transformações para mudar de sexo, para quem não se encontra satisfeito com a forma como nasceu).
Tenho sim orgulho das metas que já alcancei, graças ao meu esforço e dedicação. Tenho orgulho por ter acabado (ou estar mesmo quase a acabar) o curso dentro do prazo estabelecido, tenho orgulho de ter tirado uma boa média no secundário, tenho orgulho em todos os outros projectos de que fiz parte e que ajudei a crescer e que sei que fiz um bom trabalho (seja nas associações de estudantes ou na tuna). Tenho orgulho do meu namoro, que é fruto do amor, do esforço, dedicação e trabalho de ambas as partes.
Agora, ter orgulho de ter um rabo grande? Ou ter orgulho de ser morena? Não...
Posso sim gostar das coisas que já nasceram comigo, e do qual eu não fiz absolutamente nada. Mas isso é uma questão diferente.

6 comentários:

  1. Realmente o que dizes faz todo o sentido, mas o orgulho pode sempre ir mais longe do que toda a gente pensa.

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo e acho que a tua primeira frase resume tudo: devemos ter orgulho de nós, ponto final.

    ResponderEliminar
  3. O rabo grande pode ser fruto de um grande esforço no ginásio ahahahah xD
    Concordo contigo, nunca percebi muito bem o Orgulho em ser Português, já me perguntei se terei algum problema por não sentir orgulho nisso!!

    ResponderEliminar
  4. Não podia concordar mais contigo!!

    ResponderEliminar
  5. Podes ter orgulho de ter um rabo grande se trabalhaste (no ginásio e não a enfardar chocolates) para o ter... xD

    Concordo plenamente com o que dizes: faz sentido sentirmos orgulho daquilo que foi fruto do nosso esforço e dedicação não do que foi fruto do acaso.

    ResponderEliminar