domingo, 23 de março de 2014

Music


Sou daquelas pessoas que adora ouvir música. Para mim é um passatempo tal e qual como ler um livro ou ver um filme. Consigo passar horas deitada no sofá ou na cama de headphones. 
E até hoje pensei que todas as pessoas gostavam de música, nem que fosse só um bocadinho. Mas estudos recentes revelaram que existem pessoas que não sentem prazer em ouvir música.


«A descoberta pode soar mal para muita gente: a revista Current Biology publicou o resultado de um estudo, segundo o qual existem pessoas que não sentem prazer em ouvir música.
Para chegar à conclusão, há que se entender que a música passa por vias nervosas únicas no sistema de recompensa, o mesmo que gera a sensação de prazer vinculado à comida, ao sexo, ao dinheiro e, até mesmo, à música.
O estudo seguinte foi das próprias vias nervosas musicais, responsáveis pela liberação de dopaminas no cérebro. Os cientistas procuraram pessoas com anedonia musical, ou seja, que não sentem nenhum tipo de emoção ao ouvir sequências harmônicas ou nenhum tipo de melodia.
Durante a experiência, os cientistas pediram aos voluntários que ouvissem treze peças musicais, entre elas Vivaldi, Puccini e outras três canções que gostassem. Em seguida, os voluntários receberam estímulos visuais, associados ao ganho ou perda de dinheiro.
Os voluntários com anedonia musical não tinham qualquer efeito fisiológico diante da música, mas respondiam diante da possibilidade de ganhar ou perder dinheiro.
Os cientistas batizaram a característica de “amusia”. Ela pode ser encontrada em até 3% da população.»

13 comentários:

  1. Como é possível que haja alguém que não sinta prazer em ouvir música!? Eu adoro. Sou como tu!

    ResponderEliminar
  2. nossa, como é que é possível?? ;_; não consigo imaginar minha vida sem ouvir música por bel prazer!

    ResponderEliminar
  3. eu tem dias... há dias em que adoro ouvir música, outros (a maioria das vezes) não me importo, consigo passar dias sem ouvir música :p

    ResponderEliminar
  4. Acho impossivel!
    R: Obrigado :)

    ResponderEliminar
  5. Olá, fiz.te um comentario na rubrica sem tabus do bernardo!

    ResponderEliminar
  6. Eu não imagino a minha vida sem música mas conheço uma pessoa que sofre de "amusia" e ela realmente não gosta de música. Não tem músicas no telemóvel, não ouve rádio, desliga qualquer música que apareça quando visita sites. Foi minha colega na faculdade e eu bem via a dificuldade dela nas nossas aulas de música. Parece estranho, mas existe realmente.

    ResponderEliminar
  7. Eu não me imagino sem música, mesmo! Acho que já é parte da minha essência :)

    ResponderEliminar
  8. r: foi ótima !
    Adoro ouvir música também :)

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro ouvir música a qualquer hora, mas a minha hora é mesmo quando já estou na cama. Chego a ficar até às 5 da manhã só a ouvir música e pesquisar novas bandas :)

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto mas sou capaz de não ouvir ... Gosto quando oiço mas se não estiver com a rádio ligada, passa-me ao lado

    ResponderEliminar