segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SOZINHA EM CASA #3


Quando moramos sozinhas, principalmente quando estamos na faculdade e nos encontramos naquela fase fantástica de frequências e exames, é que damos valor à comidinha da mamã. Os cozinhados, a sopa... enfim, comida decente.
Muitas vezes, com a falta de tempo e com preguiça. acabamos sempre por comer mal: ou são as comidas rápidas, que é só pôr no microondas (pizzas, lasanhas, noodles) ou então é a tão famosa massa com cenas.
E o simples acto de ir às compras a um supermercado torna-se um martírio: o que comprar?

Algo que faço sempre antes de ir às compras é ver o catálogo das promoções (no meu caso do Pingo Doce e do Minipreço). Sei mais ou menos o que preciso e comparo com os dois sítios, para garantir que gasto o menos possível. Depois há sempre certos itens que são indespensáveis, que têm de estar sempre presentes numa despensa. Se tiverem isso nunca passam fome:
-Bolachas e cereais. As que vocês quiserem: com chocolate, integrais, tostadas, Maria.... São óptimas para irem petiscando ou para levarem na mala para o trabalho ou para a escola.
- Leite. Eu tenho sempre leite braco meio-gordo para o pequeno almoço e depois pacotinhos de leite para levar para o estágio, para os lanches.
- Pão. Mesmo que comprem grandes quantidades, podem sempre congelar. Assim não se estraga.
- Coisas para pôr no pão. Se viverem sozinhas não vale a pena comprarem grandes quantidades de fiambre e queijo. A manteiga dura bastante tempo no frigorífico. Ou então podem também optar por algum doce, nutella...
- Enlatados. Seja atum (que dá para fazer com massa, arroz ou com batatinha e um ovo cozido), salsichas, feijão, grão, cogumelos, ervilhas...
- Legumes congelados. Não vale a pena estarem a comprar legumes frescos, a não ser que façam sopa ou estejam sempre a cozinhar legumes. Assim congelados duram bem mais tempo.
- Fruta. Faz sempre falta. Se forem de comer pouca fruta comprem menos quantidades ou frutas que demorem muito até se estragarem. Podem sempre pôr no frigorífico para durar mais tempo.
- Acompanhamento. Massa, arroz e batata. É obrigatório!
- Temperos congelados. A cebola, o alho, salsa e afins também existem congelados. Se forem de cozinhar pouco e se não querem que se estrague, podem sempre comprar desta forma (ou então em pó. por exemplo o alho e a salsa). No meu caso, comprei mesmo um vaso com salsa. Vou regando e assim tenho sempre.
- Molhos. Natas e polpa de tomate para mim são essenciais. Também podem comprar tomate enlatado, já que o tomate fresco se estraga muito depressa. A mim, a maionese também me faz falta (fica óptimo nas sandes de atum).
- Ovos. Omeletes, ovo cozido, ovo escalfado, ovos mexidos, ovo estrelado... Não preciso de dizer mais nada.
- Congelados. Seja douradinhos, panados, nuggets, hamburgers, coisas rápidas que se metem no forno e que em 20 minutos estão feitas.

Estas coisinhas não podem faltar para desenrascar. Depois é aproveitar as promoções na carne e peixe frescos (só para uma pessoa, 1kg de carne dura bastante tempo).

O que acrescentam mais nesta lista?

15 comentários:

  1. Eu acho que a lista está bastante completa.
    Eu não vivo sozinha, mas com excepção do jantar como sempre sozinha, e acabo muitas vezes a fazer 'massa com cenas' ahah - adoro massa, não consigo evitar. Depois como é só para mim e só para uma refeição nunca me apetece fazer nada muito elaborado.

    ResponderEliminar
  2. Ora, acho que aí está o essencial :)
    Eu como não vivo sozinha e as refeições são feitas pela mamã, é daquelas coisas que não me preocupo !

    ResponderEliminar
  3. Compro isso tudo, menos a fruta, não gosto.

    ResponderEliminar
  4. Tenho sempre montes de atum e as tortilhas para fazer wraps, depois é só meter na tostadeira e feito!

    ResponderEliminar
  5. Tens razão, é tudo uma questão de organização.

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho sorte porque a minha mamã manda-me sempre carne e peixe já cozinhados. Portanto, lá só preciso de comprar massa ou arroz e descongelar a carne ou peixe. Mas claro que leite, bolachas, etc também tenho de estar sempre a comprar.
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  7. São as coisas essenciais.. eu quando vivia na residência precisava sempre dessas coisas.
    E na época com menos tempo lá ia comer a pizza e douradinhos que era só colocar no forto

    ResponderEliminar
  8. Basicamente é o que é essencial que nós precisamos e nesta altura de exames precisamos muito de bolachas e chocolates, é uma das coisas que nunca falta. :p

    ResponderEliminar
  9. muito bem !

    r: obrigada , bem vou precisar :)

    ResponderEliminar
  10. quando morei sozinha comprava basicamente isto tudo!

    ResponderEliminar
  11. OOOvos hahahah adoro! Moro com meus pais mas me viro bem sozinha aqui, sempre com essas coisinhas na manga haha

    https://vidagourmetblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  12. Eu me revejo muito nesse post, porque moro sozinha, mas tento ter uma alimentação saudável e evito muitas comidas processadas. :DD

    ResponderEliminar
  13. Ahah, eu já moro sozinha então percebo este post tão bem ahah!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK

    ResponderEliminar