terça-feira, 15 de setembro de 2015

Solidariedade do Momento


Sou toda a favor da solidariedade, de ajudar quem mais precisa (sejam pessoas ou animais): do voluntariado (já fiz alguns), de adopção de animais (já perdi a conta aqueles que adoptei), de doar roupa e outros bens, de dar uma moedinha aos sem-abrigo e de ajudar as associação (Banco Alimentar e afins).
Mas parece que vivemos na "solidariedade do momento". As pessoas só ajudam aqueles que se encontram na crise que passa na televisão e nas redes sociais. Há uns meses atrás era o Nepal. Agora já nem se houve falar mais deles (pobres coitados), não se sabe como estão. Neste momento são os refugiados: é só ver grupos a fazerem manifestações, a enviar comida e roupa. Daqui a um mês já vai estar tudo esquecido dos refugiados, porque entretanto apareceu um nova crise algures.
O mesmo se passa com os animais: se aparece um cachorrinho na televisão que foi abandonado dentro de um saco do lixo no rio, passado umas horas já tem quatro pessoas a lutarem para serem os seus donos. Mas e os outros? E aqueles de quem a televisão não fala?
E na altura da aprovação do casamento gay: toda a gente no facebook a transformar a sua imagem de perfil em arco-íris. 
Parece que ajudar os outros se tornou numa moda: aquilo que se houve falar é para onde toda a gente corre a ajudar ou a partilhar imagens no facebook. O resto, parece que não existe.

Atenção, não estou a dizer que não se deve ajudar as pessoas só porque aparece na televisão, nada disso. É de louvar quem o faz do fundo do coração. Mas há uma diferença entre as pessoas que o fazem sempre que podem, e as outras que fingem que ajudam, só porque fica bem.

9 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo!
    O que mais custa ainda e ouvir e ler alguns comentários de pessoas que nunca ajudaram e que pensam que toda a gente é igual. Há já vários anos que sou voluntária numa associação da minha zona de residência que ajuda idosos, pessoas com deficiência e que vivam em dificuldades.
    Como eu, muita gente e não suporto ver pessoas que só se lembram de ser solidárias com 'o que está na moda' a criticar os outros, achando que todos se comportam como eles!
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  2. É mesmo, até a solidariedade agora é por modas!

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo, a única coisa que critico neste momento, é a atitude por parte de alguns governantes ao quererem dar aos refugiados melhores condições do que dá aos portugueses, e tanto que contribuímos para o nosso país. É desumano e desonesto.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente. Infelizmente nos dias de hoje a maioria das pessoas faz tudo com uma intenção por trás :(

    ResponderEliminar
  5. Olá Indigo! Nomeei-te para a tag "Completa a frase" no meu blog, http://agridoceblog.blogs.sapo.pt
    Espero que tenhas um tempinho para participar. Adorava ver as tuas respostas :)
    Beijinho,
    Gi

    ResponderEliminar
  6. Agir dá muito trabalho. Criticar é mais fácil. É o que temos a dizer quanto a isto! As pessoas criticam por se ajudar os refugiados por causa dos sem-abrigo que também precisam de ajuda. Se formos falar em ajudar sem-abrigo recebemos uma nega porque eles deviam era trabalhar... Enfim...

    ResponderEliminar