terça-feira, 27 de outubro de 2015

Aposto que ainda não sabiam

Acho que nunca vos contei isto. Eu tenho escoliose (desvio da coluna, que no meu caso tinha a forma de um "S"). Desde pequena que sou seguida no médica e tive de fazer de tudo para prevenir que evoluísse: usei palmilhas próprias, fiz natação, ballet, ginástica, mas nada funcionou. Quando tinha 10/11 anos (já não me lembro bem) já tinha uma curvatura tão evoluída que não tive outra alternativa senão usar um aparelho, para prevenir que num futuro tivesse que ser operada (como sabem, cirurgias à coluna são muito arriscadas, e esta envolvia meter uns ferros para endireitar as vértebras... No thank you!).


E assim foi. Durante seis anos tive que usar um aparelho/colete por baixo da roupa, durante 21 horas por dia, todos os dias. Demorei cerca de uma semana a habituar-me a ele. Depois disso deixou de me fazer confusão. Por baixo do aparelho tive sempre de usar uma camisola interior, o que era péssimo de Verão. Não me conseguia dobrar (porque o aparelho não é maleável, é feito de plástico duro), não podia usar almofada a dormir (habituei-me de tal forma que ainda hoje não uso almofada). 
Lembro-me de uma vez ter apanhado um escaldão no Verão e, não pude usar o aparelho durante uns 2 dias, porque me aleijava sobre a pele queimada.
Sei que após os seis anos (quando andava no 12º ano) e o médico me avaliou o último raio-x, disse que eu fui o melhor caso de sucesso dele. A curvatura a nível cervical tinha desaparecido, e a curvatura lombar tinha ficado muito reduzida. Tudo porque segui as regras à risca: só tirava o aparelho para fazer exercício, tomar banho ou ir para a praia. Muitas vezes levava o aparelho vestido, e só o tirava dentro do carro mesmo antes de ir para a praia.

E pronto, já ficaram a conhecer mais algo sobre mim.

15 comentários:

  1. Tbm foi preciso coragem e força de vontade :)

    ResponderEliminar
  2. Também tenho escoliose e a minha é dupla, mas como não são tão acentuadas, não precisei de usar esse colete, apesar de ter uma cinta que devo usar quando me doi mais ou passo muito tempo de pé.

    ResponderEliminar
  3. Wow! I'm so happy everything worked out at last.
    http://dimplekhadi.blogspot.com/2015/10/ankara-bow-on-purse-diy.html

    ResponderEliminar
  4. Devagar se vai ao longe :) Boa miúda :D

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que as coisas melhoraram e ficaste melhor (: espero que nunca venha a ser necessária a operação!

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que decidiste partilhar isto sobre ti. Poderás ser um exemplo de adesão terapêutica para muitos que passem pelo mesmo!

    ResponderEliminar
  7. Uma amiga minha foi operada aos 18 anos, exactamente porque não conseguiu convencer-se a usar à risca o colete.
    A cirurgia dela correu bem e hoje só tem a mobilidade das costas afectada (não consegue dobrar as costas) por causa dos tais ferros, mas acho que o que fizeste foi a opção mais certa. Como tu própria dizes a cirurgia tem riscos.
    Parabéns e que continues assim saudável :)

    ResponderEliminar
  8. O mais importante é que recuperas-te :)

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho a coluna ligeiramente torta a meio das costas mas para dentro, acho que se chama de lordose. Ainda é um bocado mas nunca fui ao médico por causa disso porque não me afecta muito e eu tenho ao maximo manter boa postura para não piorar. Já o meu namorado teve e tem escoliose. Usou colete quando tinha mais ou menos 12 anos e a coluna dele endireitou com o passar do tempo mas depois de deixar de usar não seguiu à risca tudo o que o médico lhe aconselhou e hoje, ainda que só se note se ele estiver em tronco nu, tem uma curva na coluna, não tão acentuada como a que já teve. Agora já não há muito a fazer no caso dele e ele faz natação para manter os músculos fortes caso contrario sente imensas dores de costas.
    Ainda bem que no teu caso correu tudo bem! Valeu a pena seguires tudo à risca e o desconforto que isso te causou! :)

    ResponderEliminar
  10. Também tenho um desvio :( E qualquer dia tenho mesmo que pensar em tratar disto :(

    ResponderEliminar
  11. Eu também tenho mas acho que é algo mais leve!

    ResponderEliminar
  12. Por acaso não conheço ninguém com esse problema, mas em alguns casos é natural ter um pouco mesmo pelo peso dos órgãos internos. O pior é quando é demais e ainda bem que estás melhor!
    -Alexandra

    BlogBloglovin'Google+TumblrTwitterWe Heart It

    ResponderEliminar
  13. Um bom exemplo de persistência e resiliência :) E de que vale a pena ser assim, porque pelos vistos ficaste bem. Parabéns

    ResponderEliminar
  14. Nunca tinha ouvido falar, mas ainda bem que corrigiste a tempo :)

    ResponderEliminar
  15. Eu usei, se bem que durante bem menos tempo que tu (1 ano e meio), e afectou-me psicologicamente de uma maneira enorme, e ainda hoje, três anos depois, não sei explicar porquê.

    ResponderEliminar