segunda-feira, 12 de outubro de 2015

PONTO DE VISTA || Adopção Homoparental

Olá meus pinguins. Tenho andado a pensar em como tornar o blog mais ativo e, sobretudo, como interagir mais com vocês, conhecer as vossas opiniões e pontos de vista sobre vários temas. Por isso, acabei por criar esta rúbrica "Ponto de Vista". Curiosos para saber o que é?

Vai ser lançado um tema por semana - uns mais polémicos do que outros - em que vocês poderão dar a vossa opinião sincera, seja de forma pública ou anónima (caso não se sintam confortáveis o suficiente). Poderão comentar aqui no blog, na caixa dos comentários, na página do facebook ou por email (formulário de contacto na barra lateral). Podem também responder num post no vosso blog, se preferirem (e se quiserem, podem levar o logotipo desta rúbrica). Na sexta-feira (se conseguir cumprir o horário) darei a minha opinião sobre esse tema e escolherei as 3 opiniões mais construtivas para publicar (sejam elas a favor ou contra).
Quem quiser, pode também dar ideia de temas ou notícias para a semana seguinte.
Gostam da ideia? Estão prontinhos para participar? 

O tema de hoje é relacionado com a sexualidade e a construção de família, estou-me a referir à adopção homoparental (adopção de crianças por parte de casais homo ou bissexuais). O que me têm a dizer?

9 comentários:

  1. Sinceramente não tenho uma opinião muito formada sobre esse assunto. Sem duvida que o amor dado a uma criança é igual vindo de um casal homo e hetero, não é a sexualidade que vai mudar isso, se o amor existe é para todos, assim como o òdio e qualquer outro sentimento. É obvio que o amor dos pais é a melhor coisa que alguém pode ter, mas a adolescencia e mesmo a infancia é dificil, inocentemente ou propositadamente, há crianças que humilham outras, por serem pobres, porque são um bocadinho diferentes ou mais fracas. No caso de ser filho de um casal homossexual não ia ser diferente, ou a criança é educada e aprende que não deve ligar a esse tipo de criticas, ou então cresce revoltada, mas sinceramente isso pode acontecer com qualquer tema, acredito que bem educado e livre de preconceito, a adoção por parte de casais homossexuais, é tao melhor como a adoçao por casais hetero.

    ResponderEliminar
  2. Penso que o mais importante é a criança ter amor :)

    Logo, o que interessa se são dois pais? Duas mães?!

    Afinal os home, vão adoptar aquilo que os heteros não quiseram ou não puderam

    Tanto alarido para?!

    ResponderEliminar
  3. Eu penso que a partir do momento em que a criança se insira numa família estável com as devidas condições e seja amada é um pouco relativo se tem dois pais ou um pai e uma mãe. É a minha opinião :)
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. É um tema muito forte mesmo, eu ainda estou a formar a construção da minha opinião, mas eu sou a favor o amor não tem que ser entre homem e mulher, pode ser também entre mulher e mulher e homem e homem, mas daí parte a minha opinião que eu sim sou favor mas há forma de educar a criança, a educação e os valores que se vão transmitir são muito importantes, são precisas duas pessoas que tenham a consciência disso e que saibam ensinar.
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  5. Acho que todos têm direito a ser pais, tanto pais heterosexuais com pais homossexuais. E essa criança seria um sortuda por ter uma família que a amasse e cuidasse dela.

    ResponderEliminar
  6. Parece-me uma excelente ideia :)
    r: ahahah, eu não digo que não gosto mas que lhe tenho muito respeito isso sim!

    ResponderEliminar
  7. É um tema pertinente. Não tenho dúvidas de que um casal homossexual deve poder adoptar mas pergunto-me que diferenças sentirá a criança por ter dois pais/duas mães. Não me parece que o argumento de que a criança pode ser gozada na escola seja válido. Quando as crianças querem ser más, vão arranjar qualquer motivo para gozar, seja por a criança ser gorda, alta, magra, enfim.
    A minha principal dúvida tem a ver com a ausência, num casal homossexual, de um modelo feminino ou masculino para uma criança. É certo, que os todos precisamos de um modelo feminino e masculino enquanto crescemos e também é certo que não têm de ser um pai e uma mãe, pode ser uma avó/avô, tia/tio... Por isso, diria que sou a favor da adopção se (e só se) existir uma estrutura familiar, para lá do casal, unida e próxima da criança, para que esta "falha" seja colmatada.

    ResponderEliminar
  8. É um tema bastante controverso, sem dúvida, mas eu cá sou a favor. Acho que o mais importante para se constituir uma família é amar a criança que se tem, quer seja biologicamente nossa ou não. Lá porque a sociedade diz que ter dois pais ou duas mães é algo "não normal", não quer dizer que o seja nem quer dizer que isso não possa passar a ser visto como algo totalmente "normal", mas para isso muitas mentalidades precisam mudar.
    Vê-se diariamente pais que violam filhas, espancam, maltratam, matam, e são um casal dito "normal" (pai e mãe), cujo filho é biologicamente deles, e no entanto o ambiente familiar é péssimo.
    Podia estar aqui o resto do dia a divagar sobre o assunto, mas o essencial é mesmo que todos os filhos tenham um lar saudável, onde se sintam bem, com pais/mães que gostem e os tratem bem, e principalmente que se sintam amados e parte de uma família, não interessante o sexo, mas sim o amor.

    ResponderEliminar