sexta-feira, 28 de março de 2014

Injustiças


O abandono escolar é cada vez maior devido às dificuldades económicas que os estudantes e as suas famílias estão a passar. Não conseguem pagar as proprinas, aojamento e alimentação, porque, parecendo que não, estudar fora de casa consegue ficar muito caro. Eu só o consigo fazer, pois recebo a bolsa de estudos que me cobre todas essas despesas. De outra forma, não conseguia tirar o curso.
E a bolsa de estudo é dos muito poucos apoios que nos dão, após o preenchimento de imensa papelada e dores de cabeça.
Infelizmente, nem todos os alunos que precisam mesmo dela a recebem, por inúmeros factores. Conheço algumas pessoas que estão mesmo no limite, que têm os cêntimos contados e que fazem esforços enormes para conseguir estudar. Sei de certos casos que tiveram que pedir empréstimos e tudo.
Depois conheço outros casos, em que, apesar de não precisarem de bolsa de estudo, a recebem na mesma e vão depois usar esse dinheiro para fazer compras e viajar.
Acho injusto e triste esta situação. Cada um faz o que quer com o seu dinheiro, como é óbvio.  Mas não concordo que gastem dinheiro que é atribuído para gastar nos estudos em outras coisas. Aliás, se não precisam do dinheiro para pagas as propinas e as outras coisas, nem o deviam receber. Mas isso é um problema de quem atribui as bolsas e de todo o processo, que tem algumas falhas e, que algumas pessoas conseguem passar por cima.

11 comentários:

  1. Tens toda a razão !!
    Eu tenho bolsa de estudo e só me dá para as propinas.
    Mas há gente que lhe dá para as propinas, habitação, transportes e alimentação, tudo e ainda sobra uma quantia significativa !!
    Quase que lhes pagam para estudar !

    ResponderEliminar
  2. Há pessoas especialistas em descobrir buracos no sistema, para usufruírem de regalias de que não necessitam. Por outro lado é esse mesmo sistema que deixa de fora muitas pessoas necessitadas. :\

    ResponderEliminar
  3. Decidi mudar o link do meu antigo blog Perfect Girls Aren't Real, se me quiseres continuar a seguir basta deixares de seguir e seguir novamente ou simplesmente adicionar o novo blogue à lista de blogues.
    www.takeiteasymary.blogspot.com
    Beijinhos!
    (por favor, não aceites este comentário)

    ResponderEliminar
  4. sei que provavelmente fizeste este post por causa do meu post mas eu nao estou na universidade , estou no secundário, esta bolsa não fui eu que me inscrevi, o estado é que me escolheu e sei que tambem achas injusto que o invista num tablet e na carta mas ambas as coisas preciso para a escola. sim sei que existem transportes publicos mas eu sofro de problemas ao andar de transportes publicos, nao sei exatamente o que é mas que os sofro, sim sofro. Quanto ao tablet, eu quero comprar um porque todas as disciplinas técnicas têm sebentas feitas a computador e que nos são dadas por e-mail e fazer resumos olhando para computador e olhas faz com que passe os fins de semana com dores de coluna e pescoço, é incomodo e já que tenho neste momento capital para o comprar, gostava de o fazer, alem de que pode ser utilizado para outras finalidades como para os testes e em vez de levar o meu pc que é pesadissimo para a escola, levar o tablet que é bem mais leve e pequeno. Desculpa se te fiz sentir que isto de eu receber bolsa é injusto mas acredita que trabalhei para ela e que a vou gastar em coisas uteis!

    ResponderEliminar
  5. essa de esconder vencimentos para receber mais algum é tão tipico do português, que doi.
    tanta vez que contei os centimos para poder almoçar e via pessoal, filho de pais com negócios mais bem sucedidos da vila, a passar o cartao com subsidio total!! quando no meu caso, as finanças mal vêm que a minha mãe é professora, cortam logo. se a professora ganha-se alguma coisa de jeito..mas não...enfim.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente a maneira como o dinheiro é gasto não é do controlo de quem atribui as bolsas. Muitas vezes e a meu ver, quem recebe e não "aparenta" precisar é porque não tem "tudo declarado" e umas qts outras coisas relacionadas com finanças que eu nem entendo. Infelizmente a honestidade não é para todos mas enfim, é assim que se leva a vida em Portugal.

    ResponderEliminar
  7. o meu namorado está a pensar suspender a matrícula e pedir de transferência para uma universidade perto de casa, porque ele precisa de bolsa e não lhe deram.

    ResponderEliminar
  8. É o país em que vivemos, no meu caso teve que vir a casa até mim para eu continuar a estudar senão nunca teria possibilidades de concluir o curso.

    ResponderEliminar
  9. Uma colega minha tem bolsa de mérito,e a unica coisa que comprou com ela foi uma calculadora porque tinha de comprar aqui,o resto foi para roupas e coisas de cabelo e etc.É injusto.

    ResponderEliminar