sábado, 8 de março de 2014

Mulheres


E hoje é o Dia da Mulher. Mas sabem porque é que é o Dia da Mulher?
A 8 de Março de 1857 as operárias de uma fábrica de tecidos fizeram uma greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. 
A manifestação foi reprimida com imensa violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, só no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas só no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
É verdadeiramente horrível. O pior é que ainda existem muitas mulheres com menos direitos que os homens, que sofrem de violência física e psicológica. Não podem expressar as suas opiniões, não podem votar, ganham menos que os homens e são obrigadas a casar. Completamente tratadas como objectos.
Em pleno século XXI ainda existem estas diferenças todas. Cá podemos nem notar. Ás vezes lá passa uma notícia na televisão e durante 5 minutos ficamos chocados. Mas depois seguimos a nossa vida e no dia a seguir não nos lembramos. Mas essas mulheres vivem este terror todos os dias sem conseguirem escapar.
A todas elas desejo muita força, e espero que um dia a situação delas mude. Espero um dia as poder ajudar, seja de que forma for!

17 comentários:

  1. Estava a pensar fazer um post sobre isto, porque muita gente não sabe a razão deste dia. Mas parece que já não irá ser necessário.

    ResponderEliminar
  2. Tenho exactamente a mesma opinião que a tua e essas notícias aterrorizam-me sempre por completo. Também lhes desejo muita força e que as coisas mudem nas vidas delas, porque decerteza que merecem um recomeço :)
    Feliz dia da mulher, Indigo!

    ResponderEliminar
  3. Devemos mesmo pensar nessas mulheres que não são livres. Feliz dia :)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Não gosto nada de ver as notícias por essa razão: só desgraças. E o pior é que nada fazem para melhorar certas situações.
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  6. E por isso mesmo que temos que continuar a lutar!

    ResponderEliminar
  7. R: sim é verdade.. Mas para isso quando tivesse tempo ele tentaria combinar alguma coisa..

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia a história mas adorei saber que tem um significado tão forte :)

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente não se mudam as mentalidades como se muda de camisa. :\

    R: deves ter-te enganado no endereço, porque não recebi nenhum e-mail. Vai através do perfil, que basta clicar e não dá para enganar. :)

    ResponderEliminar
  10. Ok Outlook mando-o para spam. Já encontrei mas ainda não li com atenção. Depois digo qualquer coisa. xD

    ResponderEliminar
  11. nós mulheres somos uma força da natureza! :D
    feliz dia da mulher para ti !

    ResponderEliminar
  12. por acaso conhecia a história. Fiz um trabalho sobre os direitos da mulher e decidi falar dessas história! Nós somos espetaculares! (x

    ResponderEliminar
  13. Verdade, nós "festejamos" aqui mas pelo mundo fora ainda há muitas mulheres com vidas miseráveis. Feliz dia da mulher :)

    ResponderEliminar
  14. Para mim o dia da mulher é inteiramente dedicado a essas mulheres! Feliz dia para ti :)

    ResponderEliminar
  15. Promoções e festas e o carago, mas lutar e dar atenção às mulheres que ainda não podem celebrar esta data em liberdade..é que nada :/
    é realmente triste!

    ResponderEliminar