quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ébola


O surto de Ébola está fora de controlo. Prevê-se que morram cerca de dez mil pessoas. Sinceramente acho que vão morrer muito mais. Só espero que não seja como a peste bubônica (mas conhecida como peste negra), que na altura matou cerca de 1/3 da população europeia. 
Tem um lado positivo (no meio de tanta desgraça), porque a verdade é que nós somos muitos e estamos a destruir o nosso planeta. Uma diminuição drástica no número de seres humanos ia ser uma melhoria para condição do Planeta Terra. Parecendo que não, nós somos a maior praga que existe. Destruímos todo o tipo de habitats para as outras espécies, gastamos e gastamos, poluímos, não temos respeito pelos outros. 
É horrível ver gente a morrer, ainda por cima em locais que já nada têm, perder a família e amigos deve ser das situações mais horríveis.

10 comentários:

  1. O pior é saber que não se pode impedir que morram pessoas por causa disso :s

    ResponderEliminar
  2. R: eles sempre andaram sozinhos e vao de casa até à loja dos donos e voltam a casa como se nada fosse. Contudo, nao impede que um dia isso aconteça.

    ResponderEliminar
  3. É realmente triste. Perder família é das coisas mais destruidoras que alguém pode sentir. Um vazio enorme. E acho que as pessoas que estão a morrer não têm qualquer culpa, aquilo que elas menos fazem é destruir habitats e coisas más como essas, elas não vivem, elas sobrevivem. Porque é que se vão embora aqueles que não devem e que não merecem?

    ResponderEliminar
  4. Eu não estou a criticar o que dizes, mas se por acaso isto fica uma pandemia, acho que não falarás dessa forma, porque tu, os teus amigos, os teus familiares podem ficar contaminados e fazer parte daqueles que não sobrevivem.. Este é um vírus mortal que até os virologistas têm medo de trabalhar com ele

    ResponderEliminar
  5. Briana, sei que se isso afectasse quem mais gosto faria de tudo para fugir e para arranjar uma cura. Mas a nível de saúde do planeta, a morte de milhões de humanos seria o melhor que poderia acontecer. Não haveria tanta gente a usar recursos, nem tanta desflorestação, espécies ameaçadas em extinção poderiam deixar de estar, a poluição diminuiria e provavelmente deixaria de haver tanta descriminação entre ricos e pobres, pois haveria recursos para todos

    ResponderEliminar
  6. Essa teoria de o planeta estar superlotado é verdade e tudo mais, mas esse teu argumento "tem um lado positivo, somos muitos e estamos a destruir o nosso planeta" deu-me vontade de rir. Já reparaste quem destrói o nosso planeta são aqueles a quem a epidemia nunca irá chegar. Infelizmente são sempre os mesmo a padecer da falta de tratamentos básicos de saúde e um conjunto de handicaps que infelizmente vai lhes dá uma esperança média de vida muito reduzida. Mas os europeus e outras regiões desenvolvidas, poluidores e consumistas como não há igual, estão protegidos pelos melhores sistemas de saúde. E tu ainda usas o argumento do 'lado positivo'? Está.

    C.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo: Sim, infelizmente são sempre os mesmos a serem atingidos pelas desgraças. Neste caso assim o foi porque a doença surgiu primeiramente no Congo e no Sudão onde se encontram os hospedeiros do vírus. Na Europa não há essa doença. Não é questão de ter os melhores sistemas de saúde. Não há cura nem vacina para o vírus. O máximo que se pode fazer é ter cuidados paliativos e aplicar medidas preventivas. Mas ele dissemina-se com facilidade e depressa. Se tivesse surgido cá, o problema teria sido semelhante. Depois de entrar no sistema de uma pessoa, demora cerca de 2 a 4 semanas até demonstrar os sintomas, muito tempo para dar a volta ao mundo e contaminar milhares de pessoas. Se acontecesse em Nova Iorque a desgraça teria sido muito pior, devido à densidade populacional e à quantidade de turistas que iriam voltar para casa com o vírus sem saberem.
    Há-de chegar à Europa, Ásia e América se não for controlado (o que agora não está).
    Mas agora diz-me. Nós fazemos parte de uma sociedade poluidora e consumista, porque assim é o sistema e porque assim o aceitamos. E seria mais justo ter atingido essas zonas? Afinal, nós também somos pessoas inocentes, não temos culpa de ter nascido neste ou noutro país.
    É horrível que esteja a acontecer, eu não disse o contrário, e custa-me ver tanta gente a morrer ou a perder família e amigos. Seja em África, na Europa, na China ou na Lua.
    Mas se milhões de pessoas morrerem (seja de onde for)é uma forma de o planeta regenerar. Porque se não morrerem agora vão morrer mais à frente (seja daqui a 2/3 gerações), quando faltar comida, quando o ar estiver tão poluído que não se consiga respirar.
    Eu estava a descrever as coisas sob o ponto de vista do planeta.

    ResponderEliminar
  8. concordo contigo. é um pensamento um bocado mau, mas há que ser racional e temos de admitir que a verdade é essa...

    ResponderEliminar