sábado, 23 de maio de 2015

Muito gostam os portugueses...


Muito gostam os portugueses de ficar a olhar para o que os outros estão a fazer. Ficar a olhar e a comentar. 
Quantas vezes não passo por algo em construção e dois homens estão a trabalhar, os outros estão encostados a olhar e a falar. Ou até mesmo nas brigadas de trânsito: uns trabalham, os outros comentam.
Há uns meses, assisti a um episódio sobre o qual ainda não falei aqui no blog: vi um atropelamento. Era de noite, e o homem resolveu passar no meio da estrada e levou com o carro em cima. O vidro do carro ficou todo partido, e o homem estendido no chão cheio de sangue na cabeça. Eu fui a correr ver como estava o senhor e fiquei a mantê-lo quieto (a segurar a cabeça e a impedir que ele se mexesse) até a ambulância chegasse.
À nossa volta juntou-se uma multidão a cochichar. «Ai, o homem partiu o braço de certeza!», «Eu vi tudo. Ele passou pelo meio da estrada e levou com o carro em cima.», «De certeza que está todo partido!». Ainda lhes perguntei se já tinham chamado uma ambulância. Ninguém sabia, ninguém pegou no telemóvel... Até que uma alma caridosa disse que já tinha chamado. O resto ficou a olhar e a comentar.
Assim que a ambulância chegou, eu afastei-me e fui-me embora. O resto das pessoas lá ficaram, a olhar. Algumas, que moravam próximo vieram às janelas ver o que se passava. A caminho, ainda avisei algumas pessoas que estavam paradas no trânsito que o melhor era darem meia-volta, porque não iam sair dali tão cedo.
Esta atitude irrita-me... Uma pessoa estendida no chão e nem perguntam como se está a sentir, se chamaram a ambulância, se precisam que vá buscar algo.
Muito gostam os portugueses de assistir à desgraça dos outros... Mas e estender a mão, ajudar quem precisa? Tá quieto...
Só para depois irem para casa dizer «Eu vi, eu estive lá!», como se fossem grandes heróis, salvadores da Pátria.

FACEBOOK || INSTAGRAM || TWITTER || TUMBLR

13 comentários:

  1. Opá a sério que este post é das coisas que mais impressão me fazem!
    É mesmo mesmo assim!
    Quem diz isto diz quando há acidentes... Por vezes forma-se uma fila extensa e porquê? Porque tudo abranda para olhar e comentar -.-
    QUE NERVOS!

    ResponderEliminar
  2. Cada vez surpreendo-me com a sociedade portuguesa que só se preocupam com o seu umbigo. Donde já se vi um homem que sofre um acidente e as pessoas, em vez de chamarem a ambulância, comentem?
    Por amor de Deus!
    Bjs

    omeuoutroladoeu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. A essas pessoas eu chamo, parvas e intrometidas.
    Há dias a minha vizinha foi para o hospital. Veio a ambulância e os meus pais foram a correr a casa dela ver o que se passava. Eu fiquei em casa sossegada, e disse que não ia para lá pois não gosto de me meter na vida das pessoas nem sou médica para tratar delas quando precisam, além disso, o marido e o filho estavam em casa e conseguiram perfeitamente resolver a situação, chamando socorro.
    Pois que não é ir para lá cochichar com os vizinhos da rua sobre como é que aconteceu, que vai ajudar alguém, isso é meterem-se na vida das pessoas.
    Não gostaram do que disse e ainda me ralharam, como se estar a falar com outros vizinhos à cerca da pobre mulher, não fosse meter-se na vida das pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Pois o problema dos "mirones" é este. Olhar muito e não fazer um cu

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Primeiro que tudo muitos parabéns pela tua atitude! Infelizmente já existem poucas pessoas como tu.

    Já assisti algumas vezes a situações do género e fico sempre a pensar o que leva as pessoas a ficarem por lá só a comentar. Faz-me confusão.

    ResponderEliminar
  6. Eu pergunto sempre o que é que custa dar a mão ao próximo. No final de contas, ficar a olhar para ter poder contar uma história ao vizinho, não salva a vida a ninguém.

    ResponderEliminar
  7. Também já testemunhei um atropelamento e também agi como tu!

    ResponderEliminar
  8. Eu j+a fui assaltado e levado de rastos pelo carro dos assaltantes, em plena nacional 13 e os condutores que estavam atrás desses ordinários, limitaram-se a assistir a tudo. Quando fiquei sem sentidos, alguns metros depois, no meio da estrada, lá ouve alguma alma caridosa que me foi buscar para a berma da estrada, antes que um carro viesse de cima e me colhesse, visto estar perto de uma curva.

    ResponderEliminar
  9. Que impressão! As pessoas estarem ali a cochichar À volta do homem e nem sequer se dignaram a telefonar para a ambulância? Como assim? Se fosse ao contrário...

    ResponderEliminar
  10. A questão é Ninguém tirou foto? xD Opá desculpa mas tinha perguntar, é que nem se apercebem que se for preciso ainda estão ali só a causar transtorno!!

    ResponderEliminar
  11. Faz-me lembrar uma cena bíblica ( penso eu ) em que havia um grupo de pessoas que estavam sempre presentes onde haviam tragédias....

    ResponderEliminar
  12. É triste, mas infelizmente é verdade... Os Portugueses podem ser um povo muito bom em alguns aspetos, mas há outros que Deus me livre! Enfim, salvam-se almas caridosas como tu!
    ´
    Beijinhos,
    http://inesmartinsxx.blogspot.pt/

    ResponderEliminar