sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Poupados ao extremo... ou direi mesmo forretas


Com tanto tempo livre nas férias, acabo por ver mais televisão que em tempo de aulas. E como tal, acabo por ver programas um tanto parvos (não há mesmo outra expressão). Daqueles que nada acrescentam ao nosso conhecimento, mas que nos fazem passar o tempo.
Um desses fantásticos programas conta-nos a história de pessoas que são poupadas até ao extremo. Fazem tudo para não gastar um cêntimo a mais do que é necessário. Mas para isso recorrem a medidas extremas. Ficam alguns exemplos:
- Um casal divide o chuveiro para tomar banho. O banho em conjunto dura só 2 minutos (que é cronometrado). Ela lava primeiro o cabelo e passa a espuma para o cabelo dele para o senhor de lavar.
- Partilham a mesma escova de dentes e o mesmo fio dental (ela tira um bocado de fio dental e, quando acaba, passa-lhe).
- Contam as vezes que cada um puxa o autoclismo, para no final do mês dividirem as contas justamente. Quem gasta mais, paga mais.
- Ela tem um armário trancado à chave com as guloseimas, e ele se quiser uma tem que pagar: por exemplo, por uma batata frita são 15 cêntimos.
- Quando comprar os ovos, dividem-nos e escrevem o nome de cada um nos ovos. Os que estão rachados ficam para a pessoa que comprou a caixa e não teve atenção.

E isto tudo são só as pancadas de um casal. Existem centenas de famílias assim e com atitudes ainda mais extremas. O que eu não percebo é que a maioria até ganha bem. Não tem a necessidade de fazer algo assim. Não percebo onde vão depois gastar o dinheiro. 
Poupar é bom, mas também há que saber poupar. Algumas coisas que eles fazem são simplesmente falta de higiene.

23 comentários:

  1. Não concordo com isso da escova de dentes e do armário trancado à chave. Em relação aos ovos, até compreendo. Mas de resto, isso é lá com eles! Mas se ganham bem não percebo o porquê disso tudo..

    ResponderEliminar
  2. Juro que quando li que partilham o mesmo fio dental senti um nojo enorme!!
    Meu deus, contar as vezes que puxam o autoclismo, será que eles não tem um problema qualquer? xD

    ResponderEliminar
  3. Destas coisas todas só gosto da parte de tomarem banho juntos, mas claro que cada um com a sua espuma e com o tempo necessário. O resto acho demasiado exagerado.

    ResponderEliminar
  4. Usar o mesmo fio dental? Que nojo...

    ResponderEliminar
  5. Partilhar fio dental? ew ew ew. não há ninguém que os vá ajudar?

    ResponderEliminar
  6. Poupar é não gastar o dinheiro num tlm topo de gama quando se tem um bom. Poupar é não comprar aqueles sapatos de 200euros quando se tem 5 pares de sapatos. Poupar é não tomar o pequeno almoço no café, sempre. Poupar, para mim, é isso. O que esse casal faz é ridiculo, no meu ponto de vista.

    ResponderEliminar
  7. Poupar é não gastar o dinheiro num tlm topo de gama quando se tem um bom. Poupar é não comprar aqueles sapatos de 200euros quando se tem 5 pares de sapatos. Poupar é não tomar o pequeno almoço no café, sempre. Poupar, para mim, é isso. O que esse casal faz é ridiculo, no meu ponto de vista.

    ResponderEliminar
  8. Partilhar o fio dental?! Epá que nojo!! Há famílias mesmo esquisitas :s

    ResponderEliminar
  9. Dizes tu que muitos deles até ganham bem...a verdade é que as pessoas que têm mais dinheiro sao aquelas que menos o querem gastar :) mas sinceramente? esse casal nao queria mostrar o quanto é bom poupar...queriam apenas mostrar o quao nojentos conseguem ser, e isso nota-se na partilha da mesma escova de dentes e fio dental xD
    R: olha que eu aviso hahaha mas obrigado pela tua ajuda, o design ficou mesmo brutal :)

    ResponderEliminar
  10. Dizes tu que muitos deles até ganham bem...a verdade é que as pessoas que têm mais dinheiro sao aquelas que menos o querem gastar :) mas sinceramente? esse casal nao queria mostrar o quanto é bom poupar...queriam apenas mostrar o quao nojentos conseguem ser, e isso nota-se na partilha da mesma escova de dentes e fio dental xD
    R: olha que eu aviso hahaha mas obrigado pela tua ajuda, o design ficou mesmo brutal :)

    ResponderEliminar
  11. Dizes tu que muitos deles até ganham bem...a verdade é que as pessoas que têm mais dinheiro sao aquelas que menos o querem gastar :) mas sinceramente? esse casal nao queria mostrar o quanto é bom poupar...queriam apenas mostrar o quao nojentos conseguem ser, e isso nota-se na partilha da mesma escova de dentes e fio dental xD
    R: olha que eu aviso hahaha mas obrigado pela tua ajuda, o design ficou mesmo brutal :)

    ResponderEliminar
  12. Há gente com cada ideia...

    ResponderEliminar
  13. Isso já não é poupança, isso é doença!

    ResponderEliminar
  14. Isso já não é poupança, isso é doença!

    ResponderEliminar
  15. Ainda não viste nada.
    Vi uma que fazia xixi num jarro e apenas puxava o autoclismo uma vez por semana.
    Uma rapariga que apanhava comida do lixo e servia-a às visitas.
    Uma família que apanhava a sua carne da estrada, derivada de animais mortos. As suas saladas eram plantas apanhadas em jardins! E, quando tinham visitas, estas tinham de levar as próprias cadeiras.

    Também não entendo o porquê de fazerem isto, mas pronto... é o auê se tem.

    ResponderEliminar
  16. Ewwww, essa da escova de dentes e do fio dental é horrível :p
    Eu não conseguia viver "tão limitada".

    ResponderEliminar
  17. A sério? Que horror... Por amor de Deus, como se o dinheiro fosse connosco quando morrêssemos...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Isso não faz sentido nenhum. É tão horrível!

    ResponderEliminar
  19. de facto, parecem-me bem exageradas essas atitudes..

    ResponderEliminar
  20. Uma coisa é não ter gastos exagerados que eu compreendo, agora ser totalmente poupado não entendo.. isso não é viver

    ResponderEliminar
  21. Concordo contigo. Se ganham bem não acho a necessidade de fazerem isso, eu até que compreendo a parte dos ovos mas quanto à higiene acho que não conseguia viver assim

    ResponderEliminar
  22. A sério que isto é real? Estou em choque.

    ResponderEliminar