sábado, 17 de janeiro de 2015

Sozinha em casa #1


Este é o sexto ano em que moro fora de casa. Durante os 5 anos em que estive na faculdade sempre morei em residências universitárias, em que tínhamos de partilhar tudo: quarto, casas de banho, cozinha, sala. Este ano, como estou a estagiar consegui ficar numa casa, mas em que partilho na mesma tudo, excepto o meu quarto.
Morar sozinha é muito diferente de morarmos com os papás. Criamos a nossa própria rotina, temos que fazer a comida e lavar as nossas cuecas. Temos que ir ao supermercado e decidir qual é o detergente da loiça que vamos comprar, temos que limpar a casa toda e ir despejar o lixo.
E foi nesse sentido que eu decidi criar esta nova rúbrica "Sozinha em casa", em que vos vou dar algumas dicas e conselhos sobre como viver sozinha e sobreviver, isto tudo com um orçamento muito limitado. 

Hoje começo com o detergente da loiça. Na casa dos meus pais, a minha mãe é apologista das marcas brancas, tudo do mais barato. E eu ganhei também essa mania. Sempre comprei o detergente de marca branca, até um dia ter lavado a loiça em casa do meu namorado. Ele tinha um da marca Cif. Fiquei rendida. Tira a gordura muito melhor que os detergentes de marca branca, em que temos de estar sempre a ensopar o esfregão de detergente. Duas/três gotas é o suficiente para lavar muita loiça. 
Por isso compensa comprar o detergente desta marca se vivem sozinhos, principalmente se for comprado em promoção. É mesmo muito bom. Um frasco dura-me seis meses à vontade, lavando tachos e travessas incrustadas.
Comprei agora um da Fairy, mas não acho que seja tão bom como o da Cif.

Gostaram da dica e da rúbrica?
Não, este post não foi patrocinado por nenhuma marca. Só sou mesmo eu a dar a minha opinião.

26 comentários:

  1. Gostei sim :) A sério seis meses?? Cá em casa também se usa marca branca e para lavar por exemplo loiça de um jantar de nós os 4 tenho que pôr detergente no esfregão várias vezes! Até me enerva, parece que lavo um prato e já não dá para grande coisa!!

    ResponderEliminar
  2. Gostei :)
    Também concordo que as vezes nessas coisas mais vale levar de marca, mesmo que se gaste mais, dura muito mais tempo.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da rubrica.. eu comprava aquele em espuma.. Adorava

    ResponderEliminar
  4. Oh a sério? 6 meses... nós cá em casa somos 4 e parece que o detergente se vai num apice!! E as vezes sai mal. Eu gosto de passar tudo bem por agua antes de meter na maquina e retirar os encrustados por causa das durações dos programas ahahaha aparentemente sujamos demasiada loiça. Gostei da dica. Mesmo vivendo com os meus pais as vezes calha-me a fava (aiiii detesto tanto, prefiro mil vezes varrer ou passar a ferro) dá sempre jeito.

    ResponderEliminar
  5. Parece-me que vou adorar esta rubrica! Obrigada pela dica, realmente é melhor pagar um pouco mais e ter detergente durante tanto tempo do que pagar pouco e depois só nos durar um mês ou nem tanto :)

    ResponderEliminar
  6. Também gosto de Cif mas cá em casa usa-se mais Fairy

    ResponderEliminar
  7. Adorei a nova rúbrica, continua :D

    Cá por casa também usa-se o CIF, acho que de preço/qualidade é o melhor :D

    beijinhos,
    Daniela RC

    ResponderEliminar
  8. Já me tinha lembrado de criar uma rubrica assim , vou adorar ler a tua :D
    Não viver com os pais torna-nos muito mais independentes e cientes de das nossas responsabilidades
    r: Claro :D

    ResponderEliminar
  9. Por aqui usamos Fairy (sobretudo pq existem sempre aquelas garrafas enormes em promoçao) e a minha opinião é igual: mais vale pagar mais e durar mais tempo do que ser iludido pelo preço da marca branca.

    R: Já fiz essa referência numa edição anterior da rubrica :)

    ResponderEliminar
  10. Eu uso Fairy e, no ano passado, só comprei dois durante o tempo que estive na universidade!

    ResponderEliminar
  11. Estas uma pró no que diz respeito a sobreviver sozinha ahahah
    Cá por casa também se usam marcas brancas mas como ainda vivo com os papas não estou muito habituada a lidar com as compras.
    Gostei da rubrica, assim, se para o ano for para fora já tenho algumas dicas ihih

    ResponderEliminar
  12. Cá em casa usamos Cif e Fairy, normalmente compra-se o que está mais barato, e sem dúvida que não têm nada a ver com as marcas brancas, são muito melhores.

    ResponderEliminar
  13. Eu por acaso uso tudo de marca branca mas também nunca experimentei nenhuma marca em específico... Se algum dia apanhar em promoção talvez aproveite ;)

    ResponderEliminar
  14. R: A matéria não é má mas cada vez que olho para os pdfs quase que desmaio xD

    ResponderEliminar
  15. r:fico muito feliz por saber isso, és sempre bem vinda! obrigada :)

    por acaso, neste momento, usamos cif :) mas eu uso o que calha xD

    ResponderEliminar
  16. Temos um desafio para ti! http://alexandraeelisabete.blogspot.pt/2015/01/tag-o-meu-gosto-musical.html
    -Alexandra e Elisabete

    ResponderEliminar
  17. e o cif de limão? aiii, nossa senhora!

    r: desde que não me dêem bacalhau com puré ao almoço, vou adorar x)
    eu também adoro o sotaque do norte :D

    ResponderEliminar
  18. Cá em casa usávamos fairy mas depois experimentámos cif e nunca mais comprámos outro :D rende mesmo bastante. Adorei esta tua iniciativa :)

    ResponderEliminar
  19. Eu uso sempre fairy porque as marcas brancas me deixam as mãos numa lástima (e eu odeio luvas)!! Quando está em promoção, aproveito para comprar sempre mais embalagens :)

    ResponderEliminar
  20. Aqui em casa também se usa marcas brancas e eu passo a vida a pôr detergente. Uma vez estava em casa do irmão do meu namorado a lavar loiça e ele usa Fairy e fiquei 'fascinada' com a espuma que aquilo fazia com tão pouco detergente.
    Às vezes marca branca não compensa.
    E gostei muito da ideia da rubrica!!

    ResponderEliminar
  21. Não querendo vender do meu peixe, neste momento trabalho com uma marca que tem um leque variado de produtos. Tenho um detergente para lavar a loiça concentrado ou seja colocas um pouco dele num recipiente e acrescentas água.
    http://www.amway.pt/product/110488,dish-drops-detergente-l-quido-concentrado-para-loi-a#.VLveSkesWJI

    Custa quase 9€ mas dura-te imenso tempo. até deixo aqui uma imagem para veres https://www.facebook.com/grupfmbevamway/photos/pb.1466999723530698.-2207520000.1421598339./1528691254028211/?type=3&theater

    ResponderEliminar
  22. divido casa com três pessoas, adoro morar sem os pais e morar com outros universitários, todos os anos tenho mudado de casa por acaso mas esta é para ficar :) e sei o que é ir ás compras e trazer tudo baratinho para poupar :P

    ResponderEliminar