quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SOZINHA EM CASA #2


E aqui vem mais uma dica para as pessoas que estão a morar sozinhas pela primeira vez, sem o apoio e cozinhados da mamã.
Hoje venho-vos falar da limpeza da casa. No fim de semana passado decidi aventurar-me no corredor do supermercado dos produtos de limpeza. É um mundo infinito de possibilidades, produtos para todo o tipo de materiais e divisões da casa. Qualquer pessoa se perde lá, sem saber bem o que há de comprar. Como estava com as minhas finanças muito reduzidas, optei por trazer: lava tudo (de marca branca do Pingo Doce), uns panos amarelos e umas luvas. E é este o kit de iniciação de limpeza de uma casa.
O lava tudo serve para tudo (como o próprio nome indica): lavar a banheira, a sanita, os vidros, o chão, os lavatórios, as bancadas da cozinha. Acho que só não dá para limpar a madeira.
Despejei um bocado do produto na banheira e esfreguei, seguindo para os azulejos da parede. Despejei mais um bocado dentro da sanita e esfreguei (pus um bocado dentro do recipiente do piaçá, para sempre que for necessário usar, ficar sempre a cheirar bem). Depois deitei um bocado do detergente dentro do balde da esfregona e usei essa água (ainda limpa) para lavar o espelho, os vidros e o lavatório da casa de banho. No fim, foi o chão. Ficou tudo a brilhar e a cheirar bem. Que maravilha. Só tenham atenção para usar um pano diferente para o tampo da sanita, senão andam a passar os germes e a porcaria toda pelo resto da casa. Não é bonito.
Simples, eficaz e económico. Não vale a pena encher o armário de produtos. Quanto muito pode-se usar um bocadinho de lixívia só para as coisas ficarem mais branquinhas, o que também é bastante barato.

20 comentários:

  1. Boa dica :) Eu detesto ter que usar lixivia. O cheiro agonia-me :/

    ResponderEliminar
  2. Também sou muito minimalista nos artigos de limpeza (embora adore os cheirinhos e ter tudo limpo) e só uso um Pronto, o lava tudo e a lixivia (mesmo assim, quero experimentar só com vinagre e água e outras dicas da Rita do Busy Woman) :)

    ResponderEliminar
  3. Boa dica :) O lava tudo também é um must-have lá em casa xp

    ResponderEliminar
  4. Muito boa dica.. a minha mãe também usa um lava tudo, só muda para as madeiras e para o fogão

    ResponderEliminar
  5. R:Eu aos meus nunca dou nada de doces.. Comem a ração, uns biscoitos deles e fruta.. se eu não der a fruta eles vão à arvore apanhar (sim eles saltam para chegar à fruta)

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto desta tua rubrica ;) Super util!!

    ResponderEliminar
  7. boa dica, super econômico e eficaz !

    r: sou como tu , gosto de dar e receber :)

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa tb é assim... não sei se te interessa mas existe o site para mim e por vezes há descontos para esse tipo de produtos, ou outras coisas tb

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigadinha pelas dicas, quando tiver que fazer limpezas já sei ao que recorrer =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Olha nunca usei lava tudo mas é uma boa ideia por causa disso mesmo, do facto de lavar tudo! Dá para tudo! Ahah, vou experimentar um dia!

    ResponderEliminar
  11. Ena pá, fartaste-te de trabalhar!!
    Eu adoro comprar produtos de limpeza! Demoro imenso tempo a escolher nas prateleiras dos supermercados...

    ResponderEliminar
  12. Um tema bem interessante, sem dúvida. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Gostei, conselhos muito úteis para quem vive alone :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar