quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

One Size, Fits all


Estão a entrar na moda a roupa "One Size". Peças que são feitas de um material super elástico e que, de acordo com a publicidade, cabem em todos os tipos de corpo.
Por exemplo, na Tiffosi estão à venda umas calças de ganga deste tipo, com a seguinte frase: «Disponíveis em tamanho único, estes Jeans, desenvolvidos com um tecido super elástico, permitem que o mesmo tamanho sirva e se adapte a todos os tipos de corpo.», com a imagem de uma modelo igual às outras todas, magra e esbelta.
Ora, isto custa-me muito a acreditar. Existem corpos de todos os tamanhos e feitios, desde a mulher mais pequenina e magrinha, passando por aquelas com um rabo jeitoso até às mais rechonchudas e voluptuosas. No máximo, as calças servem a 4 ou cinco números. Mais que isso não me parece. Uma mulher que vista um 34 e uma que vista o 44, não vão caber nas mesmas calças. Ponto final. A não ser que a roupa seja feita de plasticina e moldável. Por muito que um tecido estique, não vai esticar assim tanto.
A verdade é que não gosto e não concordo com este conceito, de tamanho único. Que mania que a moda, as empresas e a sociedade têm de fazer com que a mulher se sinta mal com o corpo dela. Agora têm todas que caber no mesmo par de calças, querem ver?! Uma senhora que vá experimentar estas calças e que não lhe sirvam, provavelmente vai pensar que não se enquadra nos padrões de beleza estabelecidos e, se tiver pouca auto-estima vai começar a odiar o corpo e a entrar em dietas malucas.
Cada mulher é como é. E deveria sentir-se bem assim, independentemente do tamanho que veste. 

21 comentários:

  1. Isso é alguém mais fortezinho experimentar, servir e passados uns dias irem à vida ..
    enfim! também não concordo nada com esse lema.

    ResponderEliminar
  2. conheço uma pessoa que veste o 42 e experimentou essas calças da tiffosi. Lá servir elas serviram, mas obviamente não ficaram bem porque estavam tão esticadas que pareciam leggins e porque o corpo de uma pessoa que vista o 42-44 não fica bem com o mesmo tipo de roupa do que o de uma pessoa que vista o 34-36 e vice-versa.

    ResponderEliminar
  3. Acho isso super estúpido. E o anúncio é cheio de mulheres lindas e com um belo corpo. São tamanho único mas não aparece nenhum mulher que se veja que veste o 40, pelo menos.

    ResponderEliminar
  4. Verdade!
    R: Obrigada princesa ❤ Mandei-te um e-mail :s

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente contigo.. E eu como não gosto nada de calças elásticas não irei comprar de certeza

    ResponderEliminar
  6. Também não gosto nada destes tamanhos únicos!

    ResponderEliminar
  7. Eu já tinha visto essas calças e vou experimentá-las de certeza -.- é que eu visto o 40 e já as vi ao vivo. Aquilo não me cabe no rabo, desculpem lá!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK

    ResponderEliminar
  8. r: preciso só de descarregar a raiva, mais nada..

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho imensos problemas com os materiais das calças que com as lavagens dão de si e depois parece que comprei calças para a minha mãe e passei a usa-las só porque sim. Tenho imenso medo que aconteça o mesmo com essas calças.

    resp: chumba-se com 12 quando é preciso ter 9.5 na teorica e os testes são feitos para matar os alunos... é claramente impossível. Não houve um aluno a safar-se em repescagem.

    ResponderEliminar
  10. Acho uma parvoíce, pois é tal e qual como dizes. Eu que uso 48, umas calças assim jamais irão servir, não me acredito.

    ResponderEliminar
  11. A moda não vai durar muio tempo.
    Beijinho
    http://adonadasushi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Não poderia estar mais de acordo! Inventam cada coisa...

    ResponderEliminar
  13. Também acho uma estupidez, há lojas com coleções inteiras "one size" e são basicamente só peças que servem no máximo a um 36. Há um vídeo sobre isso no BuzzFeed, gostei muito!
    http://rustorstardust.blogspot.pt/ **

    ResponderEliminar
  14. Eu também tenho as minhas dúvidas em relação a este tipo de roupa... E tens razão, cada mulher deve sentir-se bem com o seu corpo, sem ter de ser submetida a este tipo de estereótipos...

    ResponderEliminar
  15. r: eu também espero conseguir conciliar tudo. Se a minha mãe conseguiu, eu também consigo. Por exemplo, a mãe do meu namorado é mãe a tempo inteiro. Eu não conseguia.

    ResponderEliminar
  16. Também não acredito neste conceito. Como dizes, cada pessoa tem um corpo diferente, e é por isso que existem números na roupa. Não é só o tecido que faz com que determinada peça fique bem no corpo de determinada pessoa, mas também o corte, a cor, o material. E a elasticidade dos tecidos não é eterna. É mais um golpe publicitário, e quem não tiver "as medidas perfeitas", está out.
    ***

    ResponderEliminar
  17. Jura? Não sabia da existência disto, que horror!

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho umas calças dessas da Tiffosi :) sinceramente, parecem-me a ser calças normais mas que assentam melhor no corpo.

    ResponderEliminar
  19. Lá no blog cheguei a colocar como novidade essas calças da tifossi, entretanto não estava a acreditar muito no conceito então tive de ir ver.."ver para querer" e eu visto um 40€ e elas ficam muito apertadas Logo para quem veste mais nem sequer servem..
    Uma aldrabice do pior!

    Beijinho
    http://beatrueprincess.blogspot.com/

    ResponderEliminar