sábado, 4 de janeiro de 2014

Taxa de Natalidade


Deixa-me muito triste ao ver as notícias e dizerem que a taxa de natalidade em Portugal desceu. Nos últimos anos tem sempre vindo em declínio, mas em 2013 desceu uns abruptos 12%. 
Fico muito triste por ver o País em que vivo cada vez pior. Tão mal que pessoas de 20/30 anos têm de viver em casa dos pais porque não têm como pagar uma casa deles e as contas. Tão mal que não têm meios de casar e começar a construir uma família.
Pessoas que lutam todos os dias para ter comida na mesa, para pagar as contas, para não perderem o pouco que têm. Pessoas com sonhos derrotados, sem grandes ambições na vida, porque não há espaço nem maneira de realizar essas ambições.
Mas será que é só da crise que os casais andam a ter menos filhos? Ou será que a mentalidade também se alterou, e agora colocam em primeiro lugar a carreira e o sucesso? Qual é a vossa opinião?

10 comentários:

  1. Eu acho que é um acumular de tudo. É a crise, porque ter um filho fica muito dispendioso e o estado mal ajuda. É pelo facto de agora muitos de nós estudarmos até mais tarde, por isso também construimos uma familia mais tarde, daí haver menos oportunidade para ter muitos filhos. É também a falta de tempo e paciência, porque a maioria dos trabalhadores passa mais tempo a trabalhar do que com a família. Por isso é um juntar de tudo. Mas eu sou daquelas que, se me for possível a nível economico, não me contento com menos de três filhos ;b
    r: era isso que procurava, espero é que resulte como quero xb

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a crise é a grande responsável. Acho que a nossa sociedade ainda vê com maus olhos essa coisa de construir carreira em detrimento da família. Volta e meia também leio sobre alguns estudos feitos no país que revelam que a maioria das famílias quer ter mais filhos mas não têm por falta de condições económicas. Se calhar também é por isso que tenho esta opinião :)

    ResponderEliminar
  3. Espero que vocês consigam realizar isso ;b eu não sei quantos o meu namorado pensa ter, mas ontem falamos um pouco disso e ele perguntou quantos eu queria ter e eu disse que ainda não sabia, dependia de muita coisa. E ele disse "Dois? Três?", e eu respondi "Ou mais!", e ele ficou um pouco chocado (não sei se é a palavra correta xb), mas acho que ele não se iria opôr se eu quisesse ter mais ;b

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que a maior causadora disto é a crise. As pessoas metem em primeiro a carreira para conseguirem ter um trabalho de jeito para conseguir sustentar a família e quando vão a ver a oportunidade passou e acabam por não ter filhos!

    ResponderEliminar
  5. Isto é uma mistura de vários factores. A crise, principalmente, é a maior culpada (para além dos políticos...). Como dizes, não há meios para que um adulto de 20/30 anos possa criar a sua vida em condições porque já é deparado com vários problemas antes de começar! Mas mais triste ainda é os jovens querem continuar os estudos e não poderem por falta de recursos. Isso sim, é muito triste! Portugal não investe nos jovens que são o futuro para o nosso país triunfar, mas em vez disso, mandam-nos emigrar e os outros países aproveitam o que de bom tem o nosso país. Mas pronto.
    Mas ter um filhos nos nossos dias é muito "caro". Daí que a natalidade tem vindo a diminuir de uma forma tremenda! E à custa disso, o país fica cada vez mais velho...

    ResponderEliminar
  6. A mim custa-te... acho ridiculo as pessoas terem o primeiro filho aos 30 e muitos porque tu faz adiar... Não é não querer é ter de adiar.
    E cada vez mais acho que pensar num espaço nosso ou com o nosso mais que tudo faz sentido e cada vez mais somos, novamente, forçados a adiar. A viver segundo as expectativas dos outros e não as nossas.
    Fomos criados para sonhar com algo mais e melhor e vivemos em constante descontentamento. E agora tiram-nos essa hipótese de nos.
    As pessoas foram burras endividaram-se sem a menor garantia que podia pagar o que deviam... contraíram empréstimos para tudo para a casa, o cão, o microondas... e empréstimos para pagar os empréstimos porque se esqueceram que os ordenados não são estanques. Foram burras porque não viram para fora do mundo cor de rosa. E agora voltamos para tras. Não se criam negocios pela dificuldade de credito, não há emprego... não há dinheiro para evoluir na vida. Eu nem sei que dizer de tão triste que é. E no entanto vemos meninos de 10 anos com pais a ganharem misérias prestações em atraso carregados de tecnologias topo de gama... E miúdos de dois anos a receberem como prenda de natal um tablet.
    E já dei a volta ao tema...

    ResponderEliminar
  7. Olá :) É a primeira vez que por aqui ando...
    Relativamente à tua questão...
    As mentalidades mudaram devido à realidade que nos é imposta...
    A minha avó teve 12 filhos a vida toda, a minha mãe teve 2 ainda nova e dedicou-se ao trabalho ao mesmo tempo... Eu já acho que a atual (e minha geração) cada vez mais se preocupa com isto...
    Não é que queiram colocar a carreira à frente dos filhos, mas como poderemos ter filhos se não tivermos carreira? Pedimos aos nossos pais para os alimentar? Para lhes pagar a creche? Não...
    Acho que não se trata de colocar a carreira à frente dos filhos, é mesmo a falta de dinheiro que nos obriga a adiar a maternidade...

    BeijinhO***

    ResponderEliminar
  8. Acho que é um pouco dos dois :)

    ResponderEliminar
  9. eu acho que acaba por ser as duas coisas. é claro que a crise tem influência, um casal que viva na casa dos pais por não ter condições financeiras de ter o seu próprio espaço não vai estar a ter meia dúzia de filhos para serem também sustentado pelos pais. Depois há a emigração, o pessoal vai para fora provisoriamente durante uns anos e acaba por adiar a fase dos filhos. e a própria mentallidade das pessoas agora é diferente, acho que quase todos os casais idealizam uma série de fases em que primeiro está acabar o curso, arranjar um emprego fixo, conseguir estabilidade financeira, e só depois, quando já têm mais de 30 anos é que chega a parte de casar e ter filhos. E já se ficam por 1 criança muitas vezes. Não digo que tudo isto esteja errada, mas tem consequências

    ResponderEliminar
  10. Uma mistura de tudo. É a crise, é o quererem fazer imensas coisas antes de assentarem, é a carreira...

    ResponderEliminar