segunda-feira, 27 de abril de 2015

Notícias vs Realidade


Cada vez mais, as notícias que passam na televisão são mais focadas para problemas de celebridades e de coisas que não são de facto "notícias". Quantas vezes não passou já uma notícia no jornal da noite sobre o Cristiano Ronaldo (que terminou com a Irina ou que fez um novo anúncio) que durou mais tempo do que notícias sobre acidentes/desastres?
Um dos problemas que parece ter sido mais banalizado foi o da pobreza. E com esta campanha, a ONG internacional Teto, pretende exactamente chamar a atenção das pessoas para as condiões de vida de milhares de pessoas no Brasil. Para além das imagens, ainda têm um slogan fortíssimo «O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser.»



Retirado do site:
O TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas, através da ação conjunta entre moradores de assentamentos precários e jovens voluntários.

Nós temos a convicção de que a pobreza pode ser superada definitivamente se a sociedade reconhecer que este é um problema prioritário e trabalhar ativamente para resolvê-lo. Sendo assim, o TETO possui três objetivos estratégicos principais:

1º - O fomento ao desenvolvimento comunitário em assentamentos precários, através de um processo de fortalecimento da comunidade, que desenvolva lideranças validadas e representativas, estimulando uma organização participativa para a geração de soluções focadas em problemas reais. O desenvolvimento comunitário é considerado o eixo transversal da intervenção do TETO.

2º - A promoção da consciência e ação social, com ênfase especial na formação massiva do voluntariado crítico e propositivo, trabalhando em campo com os moradores das comunidades e envolvendo diferentes atores da sociedade no desenvolvimento de soluções concretas para superar a pobreza.

3º - Incidência em política, promovendo as mudanças estruturais necessárias para que a pobreza não somente pare de avançar, mas diminua rapidamente.

15 comentários:

  1. As pessoas já banalizaram esse problema.. é triste mas é verdade

    ResponderEliminar
  2. o problema é que mais de metade das pessoas que aparecem nas noticias não contribuem em nada para o mundo, são pessoas que decidiram aparecer em tv nacional e pronto.. irritante

    ResponderEliminar
  3. o problema é que mais de metade das pessoas que aparecem nas noticias não contribuem em nada para o mundo, são pessoas que decidiram aparecer em tv nacional e pronto.. irritante

    ResponderEliminar
  4. Isto tocou-me profundamente sabes?
    As notícias só abordam problemas completamente insolúveis, em vez de dar prioridade àqueles que, de alguma forma, até podiam ter solução!
    Beijinhos ♥

    http://allthatweseeisjustadreamwithinadream.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Hoje em dia é mais importante o carro da modelo estar mal estacionado do que a pobreza de certos países..

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa dizemos muito ao jantar (que é quando vemos sempre o telejornal) 'mas isto é noticia!?'
    Não sei é muito bem o que é que nós podemos fazer para mudar o tipo de noticia que passa na tv!!

    ResponderEliminar
  7. Olá! :) Acabei de te nomear para uma tag no meu blog! http://inesmartinsxx.blogspot.pt/2015/04/thats-true-tag.html

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente, isto é mesmo verdade :( Vê-se tanta comunicação mal feita...

    ResponderEliminar
  9. isto visto assim bate mesmo cá dentro! wow!

    r: sim, eu também pensei nisso, mas não deixa de ter piada ahah

    ResponderEliminar
  10. Ultimamente tem-me acontecido o mesmo!!

    Não conhecia esta campanha. Mas que é bastante forte, lá isso é!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  11. Muito bem pensada esta campanha. Toda a gente que só sabe olhar para o seu umbigo, devia vir isto over and over again!

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente esta é a pura da realidade....

    Estamos cada vez piores...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Essa campanha é muito boa, pena que a maioria das pessoas tenhas mais interesse pelas coisas futeis

    ResponderEliminar
  14. Uma campanha muito boa que espero que venha a ter resultados!

    ResponderEliminar