quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Falsa Solidariedade


Surgiu a "moda" dos banhos gelados. Digo moda, porque apesar de ter começado como uma forma de divulgação de uma doença, a Esclerose Lateral Amiotrófica, acabou por se tornar em mais um jogo de facebook para o pessoal pedir uma jantarada à borla aos amigos. 
Inicialmente, quem fosse desafiado teria que publicar um video a tomar um banho de água gelada. Se não aceitasse o desafio teria que doar dinheiro a ALS Association. Claro que o objectivo final é as pessoas fazerem os dois. Já foram desafiados imensos famosos a fazer isto, o que torna estes vídeos uma óptima fonte de publicidade.
Mas claro que nem toda a gente faz as doações, e muitos consideram isto uma simples brincadeira e já nem referenciam o porquê de se tomar estes banhos. É simplesmente uma forma de diversão (bem parva). Gostava de saber quanto dos meus "amigos" do facebook fizeram alguma doação após terem feito os vídeos. 
Para mim não é preciso nenhum desafio para se ajudar as pessoas. Deve-se fazer isso porque se quer, quando se quer e se pode. E cada um deve fazê-lo à sua maneira. Não estou a contestar os vídeos. Eles são uma excelente ideia de se transmitir uma mensagem forte e de se pedir ajuda. Com tantos gritos de ajuda espalhados pelo mundo inteiro, as pessoas só nos vão ouvir se gritarmos de uma forma diferente. E foi o que esta associação fez. O problema é que em muito sítio já se perdeu o verdadeiro significado, a mensagem que era para ser transmitida.
Muita gente fica sentada em casa e sente-se bastante solidária com o mundo porque põe uns "likes" em imagens que aparecem de cães abandonados ou de pessoas que vivem em condições deploráveis: «Coloca um like e estarás a doar com 1 euro.»... Ainda não percebi bem como estas coisas funcionam, aliás, duvido muito que funcionem. Gostava de saber quantas destas pessoas já deram uma moeda ou uma refeição ao sem abrigo que vive debaixo do prédio delas, se alguma vez se dignaram a dar os bons dias.

*Só depois de ter escrito este post é que reparei que mais 3 ou 4 blogs tinham posts semelhantes. Não quis roubar a ideia a ninguém, pois só reparei depois no que tinham escrito :) *

12 comentários:

  1. Sinceramente não sei qual é a ideia desses banhos públicos, só o fazem para ganhar jantares de borla, e desde que soube que o objectivo inicial era ajudar instituições, fiquei chocada que em Portugal o façam por bem próprio.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente! Aliás os primeiros videos que vi disto nem falavam da doença ou doação, falavam sim da jantarada. Mesmo que não estivesse ligado a essa associação, eu não concordava com a brincadeira mas pronto, ao menos foram originais.

    ResponderEliminar
  3. Se não fosse o meu namorado e ontem na TVI, não sabia a razão desses banhos públicos. Se já quando os estava a ver achava estupido, mais estupido achei porque tenho a certeza que a maioria não sabe a razão de terem lançado esse desafio (pelos menos os que são daqui). É como dizes, gostava de saber quantos é que fizeram doações depois de fazerem os videos.

    ResponderEliminar
  4. Tantos da minha escola fizeram isso como uma brincadeira, se calhar nem sabem a verdadeira razão disso.

    ResponderEliminar
  5. Concordo... por acaso ainda à pouco dei a comida que tinha na mochila (uma banana) a uma senhora que estava a pedir na rua :)
    http://peacheswhish.blogspot.pt/2014/01/um-por-todos-solidariedade.html
    Continuo a seguir aquilo a que me comprometi :)

    ResponderEliminar
  6. não costumo ir muito ao facebook, tomei conhecimento deste "jogo" atraves do youtube do twitter. Enquanto via alguns destes videos, percebi mais ou menos a ideia: a água gelada faz com que os membros fiquem dormentes, que é um dos sintomas da doença. esta parte e só para chamar a atenção das pessoas para a situação, o verdadeiro objetivo é doar dinheiro para ajudar a combater a doença. no entanto, como disseste, a mensagem perdeu-se. mas em portugal ainda é pior: nunca até hoje eu tinha visto em algum lado, sem ser portugal, utilizarem o desafio para ganhar jantares de borla. acho isto um bocado de mau gosto...

    ResponderEliminar
  7. Soube deste jogo pelo noticiário. Não acrescento um vírgula ao que disseste, concordo com tudo. Tornoj-se um jogo. Foi mais uma boa ideia que caiu na banalidade da parvoíce. Enfim....

    ResponderEliminar
  8. Não sabia de onde vinha! Obrigada por partilhares

    ResponderEliminar
  9. Aposto que muitas pessoas que fazem o vídeo nem sabem qual era o verdadeiro objetivo. Já vi alguns a dizerem que é apenas uma brincadeira de verão, mas na realidade é muito mais que isso!

    ResponderEliminar
  10. Gastar litros de agua quando há pessoas a morrer por não a terem ?
    Vergonha na cara sff , doem tempo , doem carinho , doem amor , claro que o dinheiro é bem-vindo para qualquer causa , mas isto é um gozo autentico para quem anda quilometros todos os litros por um garrafão de agua , tenho pena de quem se associa a esta causa desta forma tão ridicula .

    ResponderEliminar