sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Nem penses em fugir


Lembro-me quando era mais nova dos sustos que os meus pais apanhavam quando eu ou um dos meus irmãos desaparecia num centro comercial ou na rua. O pânico, andar de um lado para o outro a gritar pelo nome ou de perguntar aos seguranças se tinham visto uma criança com a roupa assim.
A maior parte das vezes não éramos nós que fugíamos, simplesmente ficávamos a olhar para alguma coisa e de repente os nossos pais tinham desaparecido. Lembro-me de uma vez, quando tinha uns 10 anos, de o meu pai me deixar no corredor dos brinquedos para ir buscar num instante uns parafusos. Eu lá fiquei durante um tempo entretida, mas depois quando achei que ele estava a demorar  muito tempo, fui ao corredor dos parafusos e não o vi. Então, peguei em mim e dirigi-me a um segurança e disse que estava perdida. Ele levou-me ao centro de informação onde chamaram o meu pai pelo microfone. Nem por um momento fiquei assustada.
Mas existem muitos casos de putos irrequietos que gostam de "fugir" dos pais, de desatar a correr pelos sítios. Por isso alguns pais usam aquelas trelas para terem os meninos sempre debaixo de olho. Algumas pessoas acham isto uma prática horrível. Mas eu acho que em caso de desespero é sempre melhor manter os miúdos controlados do que eles andarem sempre a desaparecer e a pregar uns valentes sustos.

11 comentários:

  1. Não gosto nada de ver gente que põe trelas aos filhos! O meu irmão quando era mais pequeno era muito irrequieto, no entanto acabou por aprender que tem de se comportar como deve de ser, e agora já está bem mais calmo. Claro que é sempre uma dor de cabeça acrescida porque tem de se andar sempre atento, mas acho que não é com trelas que a criança vai aprender... Mas lá está, cada um sabe de si e sabe como controlar a situação, e não podemos pensar todos da mesma forma! :b

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Kiara, não acho piada nenhuma a pais que metem trelas aos filhos. Se tiverem um pouco mais de atenção e explicarem aos filhos que não podem andar "fugidos" a situação começa a ser controlada.

    ResponderEliminar
  3. Eles agora estão sempre agarrados aos tablet e telemóvel é pouco provável que fiquem a olhar para uma montra. xD
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo. O meu irmao ja me fez isso umas quantas vezes e ja fiquei com o coraçao na mao

    ResponderEliminar
  5. Momentos extremos exigem medidas extremas...

    ResponderEliminar
  6. Nunca vi nenhuma criança com trela :o
    Se isso tiver de ser usado como último recurso, é melhor que seja assim do que acontecer algo que passe mesmo do susto.
    Mas acho que há desaparecimentos que vão muito da distracção (que não devia de acontecer) dos pais. Eu quando ando com o meu primo no supermercaso, shopping, na praia, seja onde for, ou ando de mão dada com ele, ou ele anda sempre à minha frente, e se paro, obrigatoriamente ele tem de estar colado a mim e não se pode afastar para ver outras coisas, e se tenta correr para ir ver alguma coisa, já sabe que mal o apanho ouve que não devia ter feito aquilo. Por exemplo, o teu pai ter-te deixado num corredor de supermercado sozinha , foi um bocado irresponsável. Porque ele confiou em ti, que não saías do sítio (tu só saíste porque ele demorou muito), mas alguém podia ter pegado em ti.

    ResponderEliminar
  7. Perdi me uma vez numa festa popular porque fugi para ir atrás de uma borboleta quando dei por ela não via ninguém conhecido. Desatei a chorar, super assustada, e uma senhora e a filha vieram ter comigo perguntaram o meu nome, o nome dos meus pais e eu entre soluços dizia sempre os nomes completos, fiquei tão traumatizada na altura :p tinha para aí 5 anos penso eu. Nunca mais me esqueci..

    ResponderEliminar
  8. A imagem que tenho na cabeça quando falam neste assunto, não é, de facto, boa. Mas existem miúdos terríveis, não param um segundo e aproveitam todos os momentos - por mais pequenos que sejam - de distracção para 'escapar. Confesso que se tivesse um filho semelhante ao que descrevi, esta prática seria o meu plano Z, mas não condeno, nem julgo quem o faça, pois certamente que é mesmo o ultimo recurso de pais desesperados e preocupados.

    ResponderEliminar
  9. Eu já vi algumas crianças com trela e realmente parece muito estranho. Mas que é pior? Parecer uma ave rara na rua ou ter uma criança a fugir para baixo de um carro? Claro que depende das crianças.. Se for calma e não costumar fugir não usaria.. Mas se for uma que costuma fugir.. Um dia vi um menino a beira de uma piscina (na parte funda) que se não fosse a "trela" tinha se atirado a água e até se podia ter afogado... É apenas uma medida de segurança.

    ResponderEliminar
  10. Nunca vi miúdos com trela ahah não ando a frequentar grandes locais está visto. Mas acho que muitos desses miúdos mal comportados que fogem e desaparecem precisam é de educação, não de uma trela. Ou então, como tu, que eras criança e sabias o que fazer se algo acontecesse, assim como os meus pais também me ensinaram. Mas, acima de tudo educação, que bem se vê por ai miúdos muitoooo mal educados

    ResponderEliminar