terça-feira, 28 de outubro de 2014

Sumos Detox ou sopas frias


Os sumos detox estão mais que na moda. É vê-los de todas as cores e com todos os ingredientes (alguns muito estranhos que nunca ouvi falar). Por curiosidade fui pesquisar quanto custa uma garrafa deste milagroso fluido e fiquei espantada com os valores (existem uns muito caros...30 euros uma garrafa).
E isto é uma das tais coisas que acho ridículo. Pegam em coisas banais e espetam-lhes com publicidades mirabolantes que faz com que todo o mundo acredite que isto é uma coisa nova e completamente espectacular. Fico pasmada.
Basicamente os sumos detox são feitos à base de fruta e legumes. Qual é a diferença entre isto e comer uma sopa e legumes (uma salada não mata ninguém) ou umas peças de fruta?? Bem mais barato e faz o mesmo efeito.
«Ah e tal, limpa o organismo.» A única coisa que limpa o organismo é água. Por isso toca a beber àguinha pura que faz muito bem. E para além disso, estar a empanturrar o sistema com tanta verdura não vai trazer em benefícios. Acaba por ser em excesso que o corpo vai eliminar... Portanto só vão ter um cocó muito caro.
«Mas ajuda a emagrecer...»... Pois a comer só alface e maçã emagreces de certeza filha.
Sou apologista de uma alimentação equilibrada. Um bocadinho de tudo. Pode-se comer chocolates, batatas fritas, bolos e essas coisas todas, desde que não seja em excesso. Só assim de vez em quando. Um hambúrguer faz tão bem à alma. De que vale a pena andar a comer coisas se depois andamos deprimidas e cheias de desejos?? Depois um dia não se resiste e pumbas... Somos apanhadas na cozinha às 3h da manhã debaixo da mesa todas sujas de bolo e com um ar tresloucado. Não faz bem a ninguém.
«Não tenho tempo para fazer uma alimentação saudável». E que tal levar um tupperware para o trabalho com uma salada com muitos ingredientes e duas peças de fruta? Vão-me dizer que custa muito. Até é mais rápido que cozinhar outra coisa qualquer.
E pior é a água detox... Basicamente é água com sabor (limão, chá, gengibre, hortelã)... Really people?! Mas alguém cai nessa?

14 comentários:

  1. Concordo totalmente contigo.. e ter uma alimentação minimamente saudável não fica assim tão cara e não demora assim tanto tempo..
    Realmente também não percebo essa moda dos sumos detox.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo o que aqui disseste! Eu não aderi á "moda detox" e nem vou aderir

    ResponderEliminar
  3. Eu nem sabia da existência de tal produto ahah Não ligo nada a dietas! Já sou bastante magra para o meu gosto e portanto a única coisa que faço é mesmo tentar ter uma alimentação saudável (embora não resista à nutella e aos hambúrgueres ahha).

    ResponderEliminar
  4. R: ahaha creio que não, é muito provável que seja só coincidência, mas será que me podias dizer qual é esse blog? Assim posso investigar :p

    ResponderEliminar
  5. Concordo completamente! Apesar de tudo ainda há muitas pessoas que caem neste tipo de coisas...

    ResponderEliminar
  6. Olá Indigo. De facto este tema está muito batido e muita gente não sabe sequer qual é o intuito de um detox a sério. Deixa-me explicar-te uma coisa que eu sei bem o que é: o Detox. Não é "sumo detox", é apenas detox. O detox é uma coisa que é feita APENAS durante X dias (dependendo do número de dias que tu queiras). O detox serve sim, para limpar o organismo. Não é limpar sem comida, é limpar das gorduras e alimentos processados que toda a gente sabe que não fazem bem. Com isto não estou a dizer que tu e toda a gente deve fazer um detox. NADA DISSO. Estou só a tentar explicar a diferença entre o detox (que é uma coisa que tu fazes em casa, com frutas e legumes que tu compras e não pagam 30€ por um sumo) e uma moda de merda que custa preços astronómicos e mistura legumes com frutas que NÃO DEVEM ser misturados porque causa imensa fermentação no estômago. Ou seja, é pior a emenda que o soneto. Além disso, não existe tal coisa como "sumo detox" porque o detox é uma acção continuada, não é um só sumo que te vai fazer uma grande limpeza. Água detox, lol, nem me façam rir. É água aromatizada e o seu intuito é ajudar as pessoas que bebem pouca água... Estas modas ridículas enervam-me.
    Não estou a querer vender o peixe e a dizer que o detox é a melhor coisa do mundo porque nunca fiz detox, mas acompanhei pessoas que já fizeram.
    Como adoro o teu blog, e gosto bastante de ti (apesar de não comentar muitas vezes) e agora que estás na Maia (pertinho de mim) achei que sabendo o que sei poderia elucidar alguém sobre o que realmente é o detox e que esta moda dos sumos detox não passa de uma acção de marketing com a palavra detox, que muitos dos sumos fazem pior do que bem devido Às misturas.
    Atenção, que eu sou apologista de comer fruta e legumes e que os sumos bem feitos não fazem mal nenhum. Mas não é preciso comprar os sumos já feitos, até porque deve ser uma coisa que cada pessoa comece a descobrir por si, e ver quais as misturas que mais gosta (sempre com atenção aos alimentos que não deve misturar). Desculpa qualquer coisa.
    C.

    ResponderEliminar
  7. Realmente os preços praticados são ridículos e também sou apologista de uma alimentação equilibrada. Além disso estes sumos pode-se fazer bem em casa. É só triturar tudo e está pronto a beber.

    ResponderEliminar
  8. A verdade é que os preços estão absurdos por estar na moda mas não sou contra o detox. Tudo nas quantidades certas, concordo contigo. Acho que tem uma vantagem este tipo de coisas, como está na moda, muita gente que não tem uma alimentação tão variada e saudável acaba por ingerir fruta e legumes com isto :) Eu não gasto dinheiro nessas coisas, prefiro ter uma alimentação cuidada sempre :)

    ResponderEliminar
  9. Já vi imensas fotos desses sumos no tumblr e confesso que sempre pensei serem sumos normais, apenas de uma marca diferente qualquer. E o preço é assustador. Como tu dizes, não há nada como uma alimentação saudável e muita água! (:

    ResponderEliminar
  10. Anónimo: Eu concordo completamente contigo. O meu textos foi escrito a criticar exactamente estes sumos e águas, que nada de fantástico ou milagroso têm, como muita gente faz crer.
    A verdade é que estes sumos se chamam detox, mesmo que na verdade não o sejam... Mas fazer o quê?

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo! Especialmente depois de saber o preço ridiculamente caro que isso tem.
    Comam sopinhas mas é ahah
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Concordo tanto contigo! Eu não consigo entender como é que há pessoas a substituir refeições por sumos detox, batidos e afins. Mais inacreditável é essas pessoas pensarem que lhes faz bem à saúde quando acontece exatamente o oposto! Quem quer beber que beba - eu própria também bebo, de vez em quando - mas convém saber quando e como beber, não andar a substituir outras refeições diariamente pois isso não faz bem nenhum...

    ResponderEliminar