quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Algo que nunca soube explicar


Eu não acredito em Deus. Não sinto que existe algo ou alguém que olhe por nós que nos ajude. Algo ou alguém que nos criou e nos protege. Considero toda esta concepção egocêntrica por parte do Homem. Foi algo que criámos para nos ajudar a compreender como as coisas acontecem, algo que críamos para não nos sentirmos sozinhos ou para, de certa forma, fugirmos à morte. Não acredito que as pessoas nasçam com um destino traçado. «Se aconteceu, era para acontecer.» Cada um traça o seu próprio destino. E cada acção tem as suas consequências. Mas ainda assim, respeito quem acredita, não tento impingir os meus ideias aos outros.
Não, eu acredito, aliás eu sinto algo diferente. Não sei se me vou conseguir explicar, porque nunca o fiz...
Sinto que tudo está interligado. Não só as pessoas mas todo o Universo.  Existe algo que me une a mim, a ti, aos animais de que trato, às árvores que são derrubadas, aos asteróides que vagueiam pelo vazio. Mas esse algo não é algo pensante, que tenha vontade própria. É como se tratasse de uma energia que corre em tudo o que existe. No fundo, somos todos e tudo feito da mesma coisa.
Quando estou com um animal sinto-me ligada a ele. Não é só uma questão de gostar, é algo mais. Algo diferente. É respeito, é admiração, é carinho. É como se sentisse uma parte de mim nele, e uma parte dele em mim. Quando me sento na praia gosto de sentir a brisa do mar e deixar-me envolver por ela, como se tentasse sentir de onde ela surgiu, por onde passou e o que "viu" (ok, isto parece uma cena à Pocahontas ou a Avatar... mas no fundo é isso mesmo). Quando vejo florestas a serem arrasadas, habitats a serem destruídos eu própria me sinto destruída. «É apenas uma planta, não sente, não pensa». Pode não sentir, nem pensar, mas faz parte de um todo. Faz parte do mundo, faz parte daquela floresta, faz parte de mim. Provavelmente já respirei o oxigénio que aquela planta emitiu e que me permite estar aqui...
Mas o Homem perde-se nas suas idealizações que é superior a tudo, que é o centro de tudo. Que tudo lhe pertence e que em tudo pode mexer sem consequências. A natureza tende para a estabilidade, o equilíbrio. E nós andamos a destruir este equilíbrio, cada vez mais frágil e delicado.
Na nossa tentativa de evoluirmos e de conquistarmos o mundo, perdemos a nossa essencia, perdemos essa ligação. Isolámo-nos do resto do Universo e espezinhámos quem vivia em harmonia com a Natureza, porque os considerávamos inferiores, pouco evoluídos.

9 comentários:

  1. Desde que Haja Respeito e Amor por tudo, está-se muito bem :)

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito em algo superior, independentemente de se chamar Deus, Universo ou Energia... Acredito que há ainda muito por descobrir, até mesmo essas ligações de que falas... somos feitos de energia que se interliga com outras energias e isso influencia-nos, inevitavelmente...

    ResponderEliminar
  3. "Na nossa tentativa de evoluirmos e de conquistarmos o mundo, perdemos a nossa essencia, perdemos essa ligação. Isolámo-nos do resto do Universo e espezinhámos quem vivia em harmonia com a Natureza, porque os considerávamos inferiores, pouco evoluídos."

    Bela definição do ser humano. E o maior problema é toda a natureza não é inferior a nós, muito pelo contrário. Com todas estas atitudes merdosas que o ser Humano tem tido de desrespeito pela Natureza nós é que somos inferiores a ela.

    ResponderEliminar
  4. Também não acredito em deus nem na religião que hoje em dia se pratica nas igrejas, acredito sim no universo, como um poder superior a nós, mas a ciência acima de tudo, a ciência que explica os fenómenos de forma racional. Não algo que não se vê, não creio nisso.

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo pois também nunca fui crente em Deus mas sempre senti que algo nos interligava a todos, todos os elementos, todos os modos de vida que este Universo conhece.

    ResponderEliminar
  6. Eu acredito em Deus, não sei se o faço para me sentir melhor comigo mesma ou com as coisas que não entendo mas acredito! Mas também acredito naquilo que dizes!!

    ResponderEliminar
  7. Também não acredito em Deus, sigo-me simplesmente a mim.
    -Alexandra

    ResponderEliminar
  8. Não acredito em Deus. Nem acredito que existe nenhum SER superior que nos comanda etc etc etc.

    Mas acredito em energia, em átomos em partículas!Porque é o que somos.
    Sou muito cientifica, e sempre pesquisei o porquê de tudo. Nada acontece do nada tudo tem de ter uma explicação.

    Beijinhos
    http://beatrueprincess.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu acredito que temos alguém sempre a olhar por nós :)

    ResponderEliminar