domingo, 24 de janeiro de 2016

PONTO DE VISTA || Drogas


Recentemente deparei-me com esta imagem no 9gag, e fiquei a pensar sobre o assunto.
E se a venda de drogas fosse legalizada? 
Afinal de contas, o álcool é legal e toda a gente sabe os efeitos e os problemas que causa. Lá por ser legal, não quer dizer que tenhamos de o consumir. Só bebe quem quer, e cada um é responsável por aquilo que faz quando está sobre o efeito do álcool. 
Porque não legalizar também o resto? Era mais fácil de controlar e regular a venda assim como a qualidade das drogas, acabavam-se as guerras, quartéis e gangs que vivem disto, criava-se mais emprego na parte da venda e fabrico... As drogas poderiam ser vendidas só em locais específicos e com licença e sob a regulamentação de algumas leis: só para maiores de dezoito, controlar a quantidade que cada um compra, se comprarem têm de consumir no local (tipo discoteca: as bebidas que compras tens que ingerir no local e não podes trazer para fora).
Isto porque quem quer mesmo consumir, acaba sempre por encontrar uma forma, mesmo que seja ilegal. 
Na minha opinião, o consumo de drogas depende mais da consciência, educação e personalidade de cada um, do que propriamente da legalidade da questão. 

Será que legalizar a venda de drogas iria de facto aumentar o consumo? Que efeitos teria na sociedade?
Qual é a vossa opinião?

15 comentários:

  1. De facto, nunca tinha pensado nisso mas tens uma certa razão. E como dizes, só consome quem quer.

    ResponderEliminar
  2. Tem duas partes, há a parte "do fruto proibido é o mais apetecido" e tem a parte de se for mais acessível provavelmente haveria um consumo maior. Mas um consumo regulado, quantidades reguladas, onde não haveriam misturas mortais. O álcool e o tabaco e são legais e não é por isso que eu beba ou fume. Depende da personalidade de cada um.
    Na minha opinião devia de ser legal porque assim seria tudo regulado e acabava-se com parte do mercado negro e possivelmente assim algum número de mortes por overdose por ser tudo mais controlado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto... Acredito que há muita gente que consome drogas porque é fixe fazer algo ilegal. Se calhar até não é uma ideia assim tão má.

      Eliminar
  3. Bom, temos um exemplo semelhante: em Portugal o consumo foi descriminalizado e isso levou à sua diminuição. E acho que, no geral, as novas gerações estão mais inclinadas para as drogas leves, que há muito deveriam ser legais. Entre o tabaco, o alcoól e a marijuana a última funciona muito melhor para mim. Não há ressaca, mal-estar nem dependência. A cada um cabe a escolha sobre a alteração dos seus estados de consciência.

    ResponderEliminar
  4. Não penso que a legalização das drogas tivesse como consequência um grande aumento do consumo. As drogas são como um fruto proibido, uma tentação, que as pessoas têm curiosidade em experimentar por ser um produto ilegal. Além disso, esse assunto tal como muitos outros está relacionado com os interesses dos grandes senhores, das grandes magnatas e a não legalização traz-lhes muito mais lucro, mais controlo sobre a população, satisfaz muitos dos seus interesses. É como dizes e estou de acordo com os restantes coisas que referiste, quem quer mesmo consumir, acaba sempre por encontrar uma forma, mesmo que seja ilegal e só consome quem for atrás delas. Esta é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com isso, até porque as drogas ilegais normalmente só fazem mal fisicamente ao consumidor e não às pessoas à sua volta como o tabaco que é legal (desculpa, mas é algo que me faz confusão). Com o haxixe existe discussão de se criar esses tais locais para consumir.
    Sim, só faz quem quer mas por outro lado também me entristece alguém lucrar com coisas que só fazem mal aos outros. Mas lá está, cada um sabe de si.

    ResponderEliminar
  6. Na minha opinião, depende das drogas e dos seus efeitos. Há por ai muita droga perigosa que convém que seja mesmo proibida...

    um beijinho,
    myredkiss.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Eu sou a favor da legalização das drogas leves. Quem quer usa, quem nao quer nao usa. Tal como o alcool e o tabaco.

    Beijinho

    Giveaway no blog, participa :D
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Sobre se a legalização aumenta o consumo, acho que basta ver-se o exemplo da Holanda. É legal e contam-se pelos dedos as pessoas da minha idade (vinte e poucos) que não consomem. Sei porque já vivi lá, portanto, sim, a legalização aumenta o consumo.

    ResponderEliminar
  9. É um assunto bastante delicado. Por um lado se fosse legalizado deixaria de haver este mundo paralelo de enriquecimento dessa gentalha! Mas tornando legal..onde vamos parar também? :(
    Post muito interessante e que dá mesmo muito que pensar.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. O álcool e o tabaco são legais, logo, faria todo o sentido que a droga também o fosse, e aí, sendo legal, acredito que houvesse menos gente a consumir, porque deixava de ser o fruto proibido. No entanto, há muita gente a ganhar à conta e muito interesses, assim sendo, duvido que venha a ser legalizada.

    ResponderEliminar
  11. Se o álcool é tabaco são legais, então o resto das drogas também deveriam ser. Até porque existem drogas que não causam a dependência que o álcool e o tabaco causam que são ilegais, e porquê? Isto é algo que me confunde bastante, claramente devem haver outros interesses. A criminalidade move mundos. Acredito que a legalização fosse diminuir o consumo, porque metade da piada da coisa desaparecia, deixava de ser o fruto proibido, e seria só mais uma coisa no mercado. Mas pronto, tudo isto é discutível.

    ResponderEliminar
  12. Na nossa opinião, é como dizem "o fruto proibido é o mais apetecido"! Se toda a gente sabe que existe, que continua por aí, honestamente achamos que o melhor era legalizar as drogas e a prostituição. O facto é que teriam que pagar impostos todos nós e eles também deviam.

    ResponderEliminar
  13. É um tema complicado. Tal como disseste, quem quer consumir arranja sempre maneira, mas acredito que se fossem legais também aumentava o consumo porque poderíamos começar a encarar o assunto com uma maior leviandade. Acho sinceramente que o a resolução para tudo isso está na nossa educação. É impossível controlar totalmente esse género de coisas, mas quando a nossa vida está preenchida com amor, trabalho e coisas boas, não temos tempo para pensar em consumir qualquer uma dessas coisas e temos a capacidade de avaliar as consequências dessas atitudes. Mas compreendo o teu ponto de vista.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar