quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Tipos de donos


Desengane-se quem pensa que quando se tira o curso de Medicina Veterinária, nunca mais se tem de lidar com pessoas. Esta não podia ser uma ideia mais errada! Como os animais de estimação ainda não conseguem ir à consulta sozinhos nem falar connosco, os donos/tutores têm de os trazer e dizer o que se tem passado com o pobre do bicho. Infelizmente para o médico veterinário, nem todos os donos são cooperativos, e são mais aqueles que atrapalham a consulta e o nosso trabalho, do que aqueles que ajudam. 

- Mentiroso compulsivo: «Essa massa na barriga do Bobi apareceu ontem à noite!». Os veterinários não são parvos, muito menos burros. Se o animal aparece com uma massa de 10cm de diâmetro já ulcerada, nós sabemos perfeitamente que não foi de um dia para o outro. Não nos tentem aldrabar, que só dificultam a situação.

- Licenciados na Universidade Google&Wikipedia: «Olhe doutora, eu pesquisei na internet e vi que o que o Tareco tem pode ser cancro no fígado!». E andei eu a tirar um curso de 6 anos para quê, se as respostas estão todas na internet??

- Auto-doutores: «Como o Faísca não andava a comer, dei-lhe um cházinho, daqueles que tomo quando eu estou com dores de barriga. Mas depois ele vomitou, e achei que seria melhor dar-lhe um dos meus medicamentos para a azia. Como sei que os cães também podem ter diabetes, também lhe dei um dos meus comprimidos. Só para prevenir.» Veja lá se não lhe quer dar mais nada! 

- Forretas: «Trinta euros por uma consulta? Isso é muito caro. Não tenho dinheiro para gastar assim com o gato.» Diz a mulher, enquanto saca de um iPhone 59S, com uma capa incrustada com cristais da Swarovski de dentro da mala da Chanel. Eu diria é que não tem amor para gastar com o gato.

- Os deixa andar: «Pois, ele foi mordido já na semana passada. Mas como ele é rijo, pensei que se fosse curar sozinho.» Enquanto isto o cão tem um buraco enorme no pescoço já cheio de pús, em necrose a cheirar mal. Mas é sabido, que os animais têm poderes de cura milagrosos e que não precisam de cuidados. Para quê levar ao veterinário?

Claro que existem donos que são uns amores, e que fazem tudo pelos seus companheiros de quatro patas, e a esses são tenho a agradecer do fundo do coração. Se fossem todos uns lunáticos, não seria capaz de aguentar.

5 comentários:

  1. Sou mesmo capaz de os estar a imaginar a dizer isso! Obrigada por partilhares, eu adorava entrar no curso de vet :)
    Xoxo,

    A Cerejinha ♥ New Make-up

    ResponderEliminar
  2. Para as pessoas que dizem não ter dinheiro para gastar com os animais de estimação ou serem negligentes com os mesmos, não entendo porque é que os têm. Se é assim, para os tratarem mal, ou não os tratarem de todo, que os não tenham.

    ResponderEliminar
  3. Isto não era para rir, mas adorei "Os corretas". Ter um animal implica despesas, se tivesse um filho também deixaria de pagar as despesas dele para comprar um iPhone59s?
    Esta gente perdeu a noção.

    ResponderEliminar