sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Enlouquecer por um papel...


Este é um país de loucos. Cada vez mais me convenço disso. E hoje o meu dia começou assim, louco. E por minha culpa (que no fundo não foi minha culpa) também devo ter levado o meu homem aos arames. Tudo por causa de um documento.
Como já recebi a confirmação de que sou bolseira, decidi usufruir do desconto do metro. Para tal precisava de um documento, uma tal declaração sub23. Como estou muito longe da minha faculdade, pedi ao meu anjinho para ir aos serviços académicos e perder uns minutos do seu tempo para me trazer o tal documento e para depois me enviar por correio.
Hoje fui lá à Loja Andante (onde se trata destas coisas do metro) e apresentei os documentos que os serviços me deram. E o senhor diz que não é aquilo que ele quer, que é um documento específico que a escola dá, carimbado e assinado. Eu lá lhe tento explicar que na universidade não dão esse documento, que os únicos que eles têm são aqueles que tenho ali. Ainda lhe pergunto se me pode dizer o que a declaração sub23 tem, para poder explicar nos serviços (epa, o documento podia ter outro nome). Nisto o homem desata-se a rir na minha cara e começa a gritar comigo que é um documento que todas as escolas têm de emitir porque é obrigatório pelo Estado.
Achei melhor vir-me embora, porque dali já não ia ter nenhuma ajuda. Liguei para os serviços académicos, que milagrosamente atenderam-me à primeira tentativa, e pergunto pelo tal documento. A senhora diz que a escola não tem esse documento, que só tem aqueles que me enviaram. Que o tal documento que pedia tinha que ser a empresa (neste caso o Metro do Porto) a emitir e depois eu tinha que enviar para eles.
Cheguei a um ponto que já não sabia o que fazer. Não queria voltar para trás para falar com o homem. Então decidi ligar para a linha de apoio do metro. E novamente a mesma conversa. Tinha que ser a escola a emitir o documento, e não eles. Sempre a empurrar o trabalho de uns para os outro. Que merda! Felizmente esta senhora foi bastante simpática e foi à net e encontrou o documento. Disse que podia ir ao site do IMTT e imprimir o documento eu mesma.  Mas era tão difícil explicarem-me isso da primeira vez?? Enfim...
Pensando que já tinha o caso resolvido liguei mais uma vez para os serviços a dizer que lhes ia enviar o documento para eles preencherem e assinarem. Nisto a senhora diz-me que eu não posso ser devedora de propinas (o que não sou) para ter o papel assinado. Apesar de lhe confirmar que não sou ela insiste ir ao sistema confirmar. E nisto diz-me: «Realmente a menina não é devedora, mas aqui no sistema diz que o resultado da bolsa ainda não saiu. Não lhe posso assinar o documento.» E eu» Então, mas eu tenho uma declaração dos serviços a dizer que sou bolseira, com o valor da bolsa, e no sistema ainda não têm?? Mas como é que é possível??»
Nisto ainda tive que enviar aos próprios serviços académicos a declaração em como sou bolseira que foi passada por eles. Isto é ridículo... Depois querem que o país ande para a frente.
E o papel basicamente tem o sítio para por os meus dados, outro sítio para pôr uma cruz onde diz que sou bolseira, os dados da universidade e os sítio para assinar. Um papel super simples. Tanto trabalho para isto.
E como não estou lá, tive que ir chatear o meu namorado para me ir buscar o documento. Mandei-lhe tantas mensagens que ele deve ter ficado um bocado confuso....

6 comentários:

  1. Olha, tive a mesma cegada para usufruir do desconto, raios partam essa gente, levaram 500 anos a mandar de um lado par ao outro quando podiam ter dito apenas qual era afinal o papel ams enfim!! -.-

    ResponderEliminar
  2. Eu também tive direito ao pass sub 23 e comigo foi fácil. Fui logo à internet buscar o documento, fui aos serviços académicos para eles assinarem e depois fui à empresa de autocarros para me fazer o pass sub 23 :)

    ResponderEliminar
  3. Olá olá :)
    Em breve o meu blog passará a ser privado, pelo que apenas as pessoas que eu adicionar poderão ler.
    Se quiseres continuar a acompanhar o meu cantinho deixa o email do teu blog no meu. O comentário não será aceite!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Realmente foi uma valente confusão.. A minha universidade passava o documento.. Ai como gosto cada vez mais do IPLeiria

    ResponderEliminar
  5. Desorganização total e pessoas que não deveriam estar no atendimento ao público é tudo o que me lembro quando li isto. Acreditas o que se passou comigo??
    Como estou no 3º ano tenho uma cadeira de opção e sou obrigada pelo sistema a escolher 6 por ordem de preferência. Escolhi, mas a minha primeira opção não abriu, no entanto a segunda sim! Comecei a ir às aulas de Política (a minha 2ª opção) mas não aparecia na lista por nada. Conclusão fui aos serviços académicos para ver o que se passava quando descobri que estava inscrita, sozinha numa cadeira que não tinha aberto! E tinha de ir mudar, eu para a minha segunda opção. Passei-me, supostamente tenho de escolher 6 opções por ordem, caso uma não abra deveria ser automática a inscrição na próxima! Isto sou eu e o que toda a gente pensa, mas pronto... as escolas e as suas desorganizações!!

    ResponderEliminar
  6. Na minha faculdade eles passavam logo esse papel, era só pedir. É estranho na tua não fazerem isso :s Mas sinceramente é ridícula a situação. Parece que ninguém trabalhar e depois ainda resmungam connosco como se tivéssemos a pedir algo que não é da obrigação deles tratar e explicar.

    ResponderEliminar