segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Era uma paulada no meio dos cornos


Se há algo com o qual não me contenho é quando mal-tratam os animais, neste caso em particular, os animais do zoo.
Enquanto estava a lanchar no bar do zoo (onde estou a estagiar) com a minha colega, um homem estava a apanhar coisas do chão (como paus) e divertia-se a atirar ao gibão (para quem não sabe o que é, clique aqui). Nem sequer estava a atirar para o assustar, estava mesmo a acertar nele.
Eu virei-me para a minha colega e disse que tínhamos que ir falar com o cabrão homem.
Ele atirou um pau, e nós caladinhas. Atirou o segundo e eu já a explodir de raiva por dentro. Enquanto estava à procura do terceiro objecto para atirar, eu passei-me. Segundo a minha colega falei bastante alto e com toda a convicção do mundo (resumidamente, fui má), mas a verdade é que estava a tremer por dentro. Estava tão nervosa que bloqueie e nem me lembro o que disse. Ao que parece foi algo do género: «Oh desculpe lá. Esteja quietinho. O animal está aí tão sossegado e você está a atirar coisas ao animal. Acha isso bem?» e ao que o senhor me mostra o que ia atirar (uma bolota, acho eu) e faz um gesto como quem diz «É uma cosia tão pequenina, vou só atirar mais este e depois paro.». Ainda fiquei pior e continuei o meu discurso/sermão: «Não vai nada atirar isso.Nem isso nem mais nada. Deixe o animal em paz e pare de o assustar. Esteja mas é quietinho.». 
Eu não percebi, mas eu estava a falar bem alto com mais visitantes e a família dele (com dois miúdos pequenos) a verem. Basicamente humilhei o homem em frente do zoo. Mas ele ainda teve a lata de se virar para os filhos e dizer que «a menina é má.». Mas que merda de exemplo é que ele está a passar aos filhos? Que não faz mal magoar e assustar os animais?
Sei que não fui o mais correcta. Que deveria ter falado com ele em particular e mais calma, mas não me consegui conter. 
Mas a minha colega nem piou. Diz que ficou cheia de medo de mim. Que não estava nada à espera que eu me chateasse assim. Ela queria ir falar com o senhor em privado, mas eu antecipei-me. Não ia passar a mão na cabeça do homem e dizer que estava tudo bem. Devia era ter atirado um pau à cabeça dele para ver se ele gostava.

14 comentários:

  1. Essas coisas irritam tanto e depois é um ciclo vicioso, os filhos veem acham que não faz mal e com certeza mais tarde farão o mesmo!!

    ResponderEliminar
  2. Não foste correcta? Eu fazia pior, acredita xD
    E não era uma questão de arriscar o meu estágio mas sim de evitar que "pessoas" como essas visitem o meu local de trabalho. Ah, como os odeio, c*!!

    ResponderEliminar
  3. Eu no teu lugar faria o mesmo.. acho que explodia de nervos e se calhar até seria pior que tu. Não percebo o que vai na cabeça dessa gente.

    ResponderEliminar
  4. Há situações que realmente não cabem da cabeça de muito boa gente.

    ResponderEliminar
  5. eu também não suporto esse tipo de situações!

    ResponderEliminar
  6. Não acho que tenhas feito mal. O pessoal é estúpido. E depois disse isso aos filhos para não ficar mal na coisa.. tristeza!

    ResponderEliminar
  7. Há com cada monte de esterco neste Mundo...

    ResponderEliminar
  8. eu acho que fizeste bem! é mesmo para ele se sentir humilhado e já agora para tirar possíveis ideias que os outros visitantes poderiam ter...

    ResponderEliminar
  9. Na minha opinião acho que agiste bem!

    r: Havemos de conhecê-los, um dia.

    ResponderEliminar
  10. Eu tinha uma atitude semelhante, para não dizer pior :)

    ResponderEliminar
  11. Ou atirar-lhe a bolota à cabeça com toda a força e depois dizer "é uma coisa tão pequenina...".

    ResponderEliminar