quarta-feira, 3 de junho de 2015

Coisas que todos deveriam saber


Sendo quase veterinária, há uma coisa que nos ensinam e que deveria ser de conhecimento geral: todos os animais sentem (dor ou prazer), são seres sencientes, tal como nós. (É diferente de consciência, atenção!)
E quando me refiro que são todos os animais, são mesmo todos: mamíferos, repteis, aves, anfíbios, peixes e insectos.
E o porquê desta conversa? 
Porque uma associação (a Acção Directa) lançou uma campanha a promover o veganismo, de uma forma que muitos consideram radical, fanática ou ridícula: uma campanha em defesa dos caracóis.
Caracóis?? Esses bichos ranhosos, que não fazem nada da vida? Uns míseros bichos? Está tudo maluco!
Errado. Os caracóis sentem, tal e qual como os cães, os gatos e os coelhinhos felpudos e fofinhos. E tal como eles, também merecem um morte indolor e sem sofrimento. Se fosse um cão a ser cozido  vivo numa panela, já era tudo a favor da campanha. Mas como são uns caracóis, já se torna ridículo.
Eu não sou vegetariana, longe disso nem é isso que estou aqui a defender. Já fui a vários matadouros (de vacas, porcos, galinhas, coelhos, cabritos) e vi os animais a morrerem à minha frente. Faz parte do curso da profissão de veterinária. Mas estes têm uma morte relativamente rápida e indolor (claro que ás vezes não corre bem).
Aliás, eu tenho um livro de anestesia de animais selvagens, que tem um capítulo inteiro dedicado à anestesia de invertebrados, caracóis incluídos na lista.

7 comentários:

  1. Sim e como os caracóis também as lagostas e todos esses, confesso que me faz impressão que sejam cozinhados vivos.

    ResponderEliminar
  2. Sei que não tem nada a ver com o texto, mas sendo tu quase veterinária queria fazer-te uma pergunta. Da noite para o dia nasceu um papo na zona da nuca, na gata da minha mãe. Eu apalpei e é como se tivesse uma bola de golf dentro do pêlo. O que achas que poderá ser?

    ResponderEliminar
  3. Também me custa saber que são cozinhados vivos, mas confesso que adoro comer caracois, e assim como a carne e o peixe, era incapaz de deixar de comer.

    ResponderEliminar
  4. Quando vi a campanha, achei um bocadinho ridículo! No entanto, depois de uma melhor reflexão, ela faz todo o sentido (;

    ResponderEliminar
  5. O Ser Humano está cada vez mais egocêntrico e insensível, primeiro está o prazer e depois vem o resto...

    ResponderEliminar
  6. eu estou super super contente com esta campanha! quando era pequenina, via a minha mãe a cozer os caracóis daquela maneira e ia retirar alguns da panela para os salvar porque sabia que, provavelmente, eles estariam a sofrer - e estavam mesmo! e nunca provei caracóis porque, para além de me meter um pouco de nojo (confesso), faz-me impressão a maneira como foram mortos, não sei explicar. adoro comer coelho mas também não como porque me faz impressão e, antigamente, adorava comer piano de entrecosto e está cada vez mais a meter-me impressão. acho que me ando a tornar vegetariana aos poucos xD

    ResponderEliminar
  7. Tens toda a razão, nisso concordo contigo, são animais como quaisquer outros.

    ResponderEliminar