quinta-feira, 11 de junho de 2015

Os mitos de veterinária


Como sempre fui muito mais interessada pela parte de veterinária de animais selvagens, sempre me escapou um pouco a forma como as pessoas lidam e pensam sobre os veterinários de animais de companhia (cães e gatos principalmente). E como tal, desde que comecei a fazer voluntariado numa clínica para não ir perdendo a prática e continuar a aprender, tenho-me deparado com pessoas e donos com uma noção sobre o que é veterinária completamente errada.

- Veterinária é só dar festinhas aos animais e vaciná-los. Errado. Veterinária é um mundo imenso, tal e qual como medicina humana. Podemo-nos especializar em imensas coisas: cirurgia, ortopedia, cardiologia, oftamologia, fisioterapia, nutrição, etc... Já para não falar dos próprios animais: cães, gatos, aves, repteis, cavalos, vacas...

- Um veterinário exerce a profissão por amor. É verdade. Penso que quase todos os veterinários escolheram esta área por amor aos animais. Mas isso não implica que nós façamos as consultas e afins de borla ou preços muito baratos. Infelizmente só o amor não chega para pagar as contas da casa e pôr comida na mesa.

- Um veterinário tem de salvar todos os animais. Esta aplica-se especialmente às instituições, que pensam que nós somos salvadores da pátria e que temos que acudir todos os casos de animais abandonados e aleijados. Não dá mesmo. Acreditem que não por má fé, mas os recursos são muito limitados. Os medicamentos e tudo o resto são coisas caras, e nós não podemos andar a oferecer a todos os bichanos deste mundo, senão uma clínica vai à falência e aí é que já não ajudamos mais ninguém. Na clínica onde estou a estagiar, uma instituição está com uma dívida de 600€. Não é brincadeira.

- Como as consultas são caras, os veterinários são todos ricos. Em Portugal, um veterinário não ganha mais de 800 euros, e já é muito bom. Quem pensa que veterinária é que é e dá rios de dinheiro, que se desengane. Tem que se ter em consideração que este é um serviço privado, tal e qual como qualquer clínica/hospital privado de humana. Os valores que são cobrados, não é por capricho nem para enriquecer os bolsos de ninguém. É porque há imensas coisas a pagar: não são só as vacinas e desparasitantes, mas também todos os outros medicamentos, soro, fios de sutura, pessoal (recepcionista, enfermeiros, senhoras da limpeza, contabilistas, etc...). A isso se junta: pagar a renda, a luz, a água e todas as necessidades legais.


11 comentários:

  1. Sempre tive um carinho especial pelos veterinários (talvez por adorar amimais). Mas desde que tenho a Kika que o meu reconhecimento pelo vosso trabalho aumentou muito.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Já para não falar de que o nosso curso não é nada reconhecido, as pessoas não têm ideia do que nós estudamos (na minha opinião, muito mais do que os médicos). E claro, não andamos só a fazer festinhas aos animais e podemo-nos especializar em imensas áreas (eu quero gatos por exemplo) :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca conheci nenhum veterinária, mas pelo que dizes, ganham mesmo mal! Espero que consigas triunfar, aliás, tenho a certeza que sim!

    ResponderEliminar
  4. Estou a pensar seguir esta área e tens toda a razão no que escreves-te!
    Gostei muito do post.

    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Essa dos veterinários serem todos ricos aplica-se também aos psicólogos.ahahah

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho um carinho especial pelos veterinários! O veterinários dos meus patudinhos é excelente, sempre disponível, mesmo depois da hora do fecho da clínica já nos atendeu! E sim, é uma profissão mal paga, assim como outras (a minha incluída)...

    ResponderEliminar
  7. Acho que este é o texto que melhor demonstra o que é ser veterinário: http://lindseylaneverlander.blogspot.pt/2013/11/the-reality-of-veterinary-medicine.html

    ResponderEliminar
  8. Quando era nova pensava que ser veterinária era só dar mimos aos animais ahah.
    Era uma profissão que não conseguia ter. Ia chorar sempre que tivesse de abater um animal ou me aparecesse algum mal tratado :(

    ResponderEliminar
  9. Bolas, eu ia dizer o mesmo que a Mariana - apesar de saber muito pouco sobre o curso de veterinária. Sempre tive a ideia que os estudantes de medicina veterinária estudavam muito mais que os estudantes de medicina humana pelo simples facto de que estes últimos só estudam uma espécie. Revolta-me imenso não serem reconhecidos como são os médicos, porque frequento veterinários de associações e sei que muitos se desdobram em 4 para ajudar tudo e todos - já para não falar que todos têm um amor aos animais incrível. Mas 800€ ?! isso é a gozar! Quanto muito deviam ter um salário semelhantes a medicina humana... Não tinha mesmo noção.

    Só não concordo com o mito sobre todos os veterinários seguirem a profissão por amor. Infelizmente já encontrei uma maluca (mesmo!) que queria medicina mas não conseguiu... E não se atrapalhava de maltratar os animais que lhe davam para as mãos. Uma tristeza! Se deviam seguir se só tivessem amor? Claro que sim. Da mesmo forma que defendo que só deviam seguir profissões de saúde pessoas que realmente sabem lidar com outras pessoas, defendo também que para lidar com animais só deviam entrar pessoas que realmente amassem animais.

    ResponderEliminar
  10. É triste a tua area não ser reconhecida... mas lá está... o povo é parvo e só sabe reconhecer advocacias, medicinas e coisas do estilo. Ja nem ser professor tem prestigio. Já ninguém ganha pelo valor que tem... é triste! Muito triste e revolta-me imenso! Vontade de expulsar profissionais competentes do nosso pais é o que é!

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma amiga que é veterinária e que está neste momento a trabalhar num hospital veterinário, ou seja, tem horário de médico, mas como ela diz, ordenado de empregado fabril.

    ResponderEliminar