Surgiu a "moda" dos banhos gelados. Digo moda, porque apesar de ter começado como uma forma de divulgação de uma doença, a Esclerose Lateral Amiotrófica, acabou por se tornar em mais um jogo de facebook para o pessoal pedir uma jantarada à borla aos amigos.
Inicialmente, quem fosse desafiado teria que publicar um video a tomar um banho de água gelada. Se não aceitasse o desafio teria que doar dinheiro a
ALS Association. Claro que o objectivo final é as pessoas fazerem os dois. Já foram desafiados imensos famosos a fazer isto, o que torna estes vídeos uma óptima fonte de publicidade.
Mas claro que nem toda a gente faz as doações, e muitos consideram isto uma simples brincadeira e já nem referenciam o porquê de se tomar estes banhos. É simplesmente uma forma de diversão (bem parva). Gostava de saber quanto dos meus "amigos" do facebook fizeram alguma doação após terem feito os vídeos.
Para mim não é preciso nenhum desafio para se ajudar as pessoas. Deve-se fazer isso porque se quer, quando se quer e se pode. E cada um deve fazê-lo à sua maneira. Não estou a contestar os vídeos. Eles são uma excelente ideia de se transmitir uma mensagem forte e de se pedir ajuda. Com tantos gritos de ajuda espalhados pelo mundo inteiro, as pessoas só nos vão ouvir se gritarmos de uma forma diferente. E foi o que esta associação fez. O problema é que em muito sítio já se perdeu o verdadeiro significado, a mensagem que era para ser transmitida.
Muita gente fica sentada em casa e sente-se bastante solidária com o mundo porque põe uns "likes" em imagens que aparecem de cães abandonados ou de pessoas que vivem em condições deploráveis: «Coloca um like e estarás a doar com 1 euro.»... Ainda não percebi bem como estas coisas funcionam, aliás, duvido muito que funcionem. Gostava de saber quantas destas pessoas já deram uma moeda ou uma refeição ao sem abrigo que vive debaixo do prédio delas, se alguma vez se dignaram a dar os bons dias.
*Só depois de ter escrito este post é que reparei que mais 3 ou 4 blogs tinham posts semelhantes. Não quis roubar a ideia a ninguém, pois só reparei depois no que tinham escrito :) *