domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher - Como tudo começou

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher, e não, eu não vou escrever um post sobre o quão maravilhosas nós somos, e como deve ser uma seca ser-se homem, e esses bla bla blas femininos que, na minha opinião, são uma treta. 
Este não deveria ser mais um dia consumido pelo materialismo, como se tornou também o Natal. Este deveria ser uma dia para reflectir, para percebermos que apesar de vários anos de "luta" ainda há um caminho muito grande para percorrer. Mesmo em Portugal ainda há locais e pessoas com mentalidades retrógradas, em que o papel da mulher é ficar em casa a cuidar das crianças.

O primeiro Dia da Mulher foi assinalado em 1908, com a participação de 1500 mulheres que "aplaudiram as reivindicações por igualdade económica e política das mulheres; no dia consagrado à causa das trabalhadoras. Enfim, foi dedicado à causa das operárias, denunciando a exploração e a opressão das mulheres, mas defendendo, com destaque, o voto feminino". Ler mais aqui.

Ainda hoje milhões de mulheres em todo o mundo são vítimas de abuso sexual, são mantidas como escravas, são mortas caso reclamem. Milhões de mulheres não têm os mesmo direitos que os homens, não podem votar, não vão à escola, não podem sair à rua a mostrar a cara. São usadas como moeda de troca, não podem falar, não podem pensar.não têm nenhum tipo de liberdade.
Este dia é dedicado a elas. Este e todos os outros. Porque enquanto não houver igualdade e respeito, a luta não pode parar. As mentalidades têm de mudar.

2 comentários:

  1. Concordo tanto contigo! É mesmo verdade, mais um dia que se tornou num materialismo absurdo!

    Gostei muito do teu blog e já o estou a seguir. Passa no meu e segue-me também! ;)
    Beijinhos
    http://aengenheiradamoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar