quarta-feira, 11 de março de 2015

RÚBRICA - SEXUAL LOVE ♡ 20


Hoje venho falar-vos de um assunto mais sério e delicado. Ponderei se o deveria escrever nesta rúbrica ou fazer um post separado (tendo em conta a delicadeza do assunto). Acabei por escolher esta rúbrica, por se tratar de um assunto relacionado com um dos métodos contraceptivos mais usados em Portugal: a pílula.

Vamos então começar...

Como alguns sabem, uma das minhas melhores amigas, a Carolina Tendon, faleceu o ano passado enquanto dormia, vítima de uma embolia pulmunar bilateral. Ela era uma miúda saudável, dançava, comia bem, era super elegante, sem nenhuma doença diagnosticada... E mesmo assim teve uma morte súbita. A família, pouco conformada com a ideia de morte súbita foi à procura de respostas. E após vários meses receberam a informação que a morte da Carolina pode ter sido devida à pílula, mais concretamente, a Yasmin. Ler mais aqui.

Como qualquer medicamento (hormona, neste caso), esta também tem os seus efeitos adversos. A bula da pílula é uma das mais extensas que eu já vi. Claro que morte súbita é algo que não vem descrito, até porque os casos documentados são muito raros.

A pílula não é só usada como método anticoncepcional; é tomada também para combater o acne, ajudar a aumentar o peso, diminuir as dores e fluxo menstrual, assim como regular a menstruação. Muitas jovens começam a tomar a pílula cedo e sem aconselhamento de um médico, algo que nunca se deve fazer. É uma hormona que vai alterar muitas coisas no nosso sistema. Uma amiga minha adaptou-se mal à pílula dela e teve hemorragias extensas. Eu não tive nenhum problema até agora. Se estão a ponderar começar a tomar a pílula ou se já a usam sem o aconselhamento de um médico, peço-vos que consultem um. A toma da pílula não deve ser encarado como algo leve (não querendo estar-vos a assustar, atenção). Tem que ser algo ponderado e analisado.
Inicialmente, quando fui ao médico de família pela primeira vez para pedir para começar a tomar a pílula para diminuir as minhas dores horríveis (cheguei a estar três dias de cama, sempre que me levantava sentia que ia desmaiar). A médica avisou-me logo que esta não era uma decisão simples, que existem riscos associados e para estar atenta.
Se calhar muitas mulheres já tiverem problemas associados à pílula mas nunca perceberam que essa poderia ser a causa. Muitos desses acontecimentos não são relatados.
Em Portugal, já se vendem-se 14.8 milhões de caixas. Dois desses resultaram em morte. 35 casos de reacções adversas. Não é nada, para a Bayer. São números insignificantes. Mas quando os números deixam de ser números e se tornam nas pessoas que amamos, o caso muda de figura.
Não estou com este texto a dizer que devam deixar de tomar a pílula, antes pelo contrário. Estou a pedir-vos para serem mulheres atentas e informadas. Vão ao médico fazer análises. Informem-se antes de começarem a tomar. Se tiverem alguma reacção adversa informem o Infarmed para poder ficar registado.
Fica ao critério de cada uma.

Quando o meu namorado viu a notícia ficou assustado. Pediu para eu deixar de tomar a pílula, a Minigeste. Eu vou deixar, mas se as dores voltarem a ser tão insuportáveis como antes acho que vou ponderar em voltar a tomar a pílula. Por agora, vamo-nos manter ao fiel preservativo, que nunca nos falhou.

28 comentários:

  1. Eu tomo uma chamada denile... Tomo à dois anos... e tem estado tudo ok! mas é uma coisa que se deve vigiar e claro foi a conselho da genecologista. Tomo a pilula por controlo do fluxo... nunca sabia quando vinha e podia vir de 3 a 12 dias... totalmente insustentavel!

    Acho que não é uma coisa que se deve tomar durante demasiados anos seguidos... mas tambem não me ando a dar bem com os preservativos. :s Tudo o que é quimico... já se sabe. Mas se leres as bulas do ben u ron e coisas parecidas tambem é de meter medo ao susto.

    ResponderEliminar
  2. Estava a pensar em começar a tomar... Depois disto? Não consigo. Fogo.

    ResponderEliminar
  3. Vou fazer um post no blogue sobre o assunto que vou agendar para amanhã, espero que não te importes, beijinho

    ResponderEliminar
  4. ainda há bem pouco tempo vi uma notícia a falar das pílulas e dos seus respectivos riscos, inclusive falaram da morte de raparigas. eu não tomo a pílula mas ouvir estes relatos preocupam-me :o

    ResponderEliminar
  5. O meu namorado também ficou muito alarmado com essas notícias mas eu não consigo deixar a pílula, já tentei uma vez e voltei ao inferno que era. Tinha dores horrendas, desmaiava no banho, cheguei a ficar 5 dias de cama porque mal tinha força nas pernas com as dores. Tinha tonturas e ainda fui parar às urgências 2 vezes, horrível! No Verão era ainda pior! Fui ao médico com 16 anos, ainda sem actividade sexual iniciada e ele receitou-me a Yasminelle, tomei-a por 3 anos e agora tomo a Arankele que basicamente é o genérico da Yasminelle. Ajudou-me imenso, nunca mais tive dores como tinha. Já a tomo há 6 anos e nunca tive nenhum efeito secundário nem mesmo o típico aumento de peso que se costuma notar no início. Acho que nunca devemos tomar nenhum químico sem antes consultar um médico pois nem todos os químicos que se vendem sem receita médica são adequados ao nosso sistema pois cada organismo é um organismo! E lamento pela tua amiga :s

    ResponderEliminar
  6. Eu já tomei a yaz e agora tomo outra que nem sei o nome. Estou a pensar parar de tomar pelas dores de cabeça que tem sido muito agressivas e pode ser derivado disso. Não sei por qual método contraceptivo devo optar mas decididamente não volto aos preservativos! Tenho de marcar uma consulta :s

    ResponderEliminar
  7. Querida também adoro o teu blog e esta rubrica é fantástica, estás de parabéns! Confesso que já pensei ter uma do género há uns tempos mas tenho amigos que lêem o meu blog e tenho vergonha aha

    ResponderEliminar
  8. Também vi a notícia. A pílula tem imensos efeitos secundários, é verdade. Em relação aos dados de efeitos adversos que apresentas, imagino que haja muito mais casos. Conheço, por exemplo, muitas pessoas com dores de cabeça insuportáveis, que podem ser provocadas pela pílula, mas que normalmente não associam os dois efeitos. Já para não falar que isso depois não é reportado ao médico e/ou à companhia farmacêutica. Eu já tomei e causava-me dores no peito e braço esquerdo, o que pode estar relacionado com formação de coágulos, pelo que deixei imediatamente. Agora estou a experimentar não tomar e vamos ver.

    ResponderEliminar
  9. Tomo a pílula à 7 anos, tal como tu foi para controlar as dores (mal andava os primeiros dias) e o fluxo (tinha 9 dias de período e estava a ficar com anemias graves) entretanto a que tomei inicialmente era harmonet, minulet e agora minigeste. Não posso deixar de tomar a pílula pois volto a ter todos os restantes problemas e + uma coisa sou alérgica a látex o que fica complicado.. mas compreendo e acho que quem não tem qualquer problema muito grave não devia tomar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Vi essa noticia, e por acaso lembrei-me de ti (porque sabia da vossa amizade). Algo que me intrigou (e não foi só a mim, foi a várias pessoas com quem já falei) foi o facto de dizerem que ela tinha enjoos matinais e dizerem que era normal a pilula provocar isso. Não, não é normal! E, se sabiam que a pilula estava a provocar isso, ao falar com um médico iam dizer-lhe que não era normal... ou seja, houve sinais de que a pilula não seria a mais indicada para o organismo dela. Isto para dizer que há sintomas que vamos tendo mais "leves" e que podem prevenir nestas tragédias... eu tomo a pilula, não vou parar e nunca tive problema algum. A cada seis meses vou à minha enfermeira, ela pergunta-me sempre se senti algo de diferente, se tive enjoos ou coisas assim, exatamente para estabelecer um controlo e para saber se é melhor mudar de pilula. Nota mais importante: ir, regularmente, ao médico! :)

    ResponderEliminar
  11. Eu já tomo a pílula há uns anos, por indicação da ginecologista. E sim, a pílula tem imensos efeitos adversos, aumenta o risco de doença cardiovascular, principalmente em mulheres com antecedentes desse tipo de doenças, já para não falar da associação com o tabaco, que aumenta em muito esse risco... Se eu não precisasse tanto da pílula para regular os ciclos menstruais e por causa da síndrome do ovário poliquístico, bem que deixava de a tomar...

    ResponderEliminar
  12. Eu tomo a diane 35 por causa do acne.. a muito falada..
    Mas claro, os problemas que as pessoas podem ter já tem a ver com a sua predisposição.. supostamente quando a pilula é receitada o médico deve ter visto o processo da pessoa ver se pode haver alguma incompatibilidade.
    Todos os medicamentos têm riscos, todos os tratamentos têm riscos.. Até o facto de andarmos na rua pode ser um risco

    ResponderEliminar
  13. Este tema preocupa-me imenso :\ eu tomo a pílula há anos, porque estou com a mesma pessoa há anos e o preservativo não é uma opção para mim porque me incomoda bastante, sou sincera :\
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | YOUTUBE CHANNEL

    ResponderEliminar
  14. Eu tomo minigeste, mas nunca me deu problemas, foi a que a médica disse ser mais aconselhável para mim e é a que tomo. Já me chegou a dar outra marca, e até um genérico que dizia ser igual e também não vi efeitos negativos. Uma altura parei de tomar, e ai sim só me aconteceram coisas estranhas, pois o meu corpo já não estava habituado.

    ResponderEliminar
  15. Quando li a notícia da Carolina lembrei-me logo de ti , do teu blogue. Era para te deixar aqui uma mensagem de força mas depois passou-me. Contudo, agora que falaste neste assunto e tanto eu como a Liliana do blogue Baús e Batons já partilhámos no blogue, eu vou deixar de tomar a pílula por uns tempos. Ainda tenho este mês, mas de Abril até Setembro que é quando tenho consulta para fazer citologia, não tomo a pílula. Vou limpar o organismo e verdade seja dita, eu comecei a tomar a pílula aos 16 anos por causa do acne. Pouco fez. Depois, quando comecei a ter relações sexuais, olhava para ela como contraceptiva e de há dois anos para cá que tenho uma nova e que não faz nada ao acne. Eu namoro com o mesmo rapaz há quase três anos. Temos relações com e sem preservativo mas contam-se pelos dedos das mãos as que fazemos sem e quando fazemos é porque eu tenho uma ligeira alergia ao latex. E mesmo aqueles que são feitos há base de água me irritam, fazem-me ardor.
    Mas, agora que vou deixar de tomar a pílula, vamos ser muito fiéis ao preservativo. Não queremos apanhar surpresas desagradáveis.
    O meu namorado já me tinha dito para eu deixar de tomar a pílula porque só faz mal. A minha mãe também disse para eu parar porque também ficou assustada com as notícias.

    ResponderEliminar
  16. Eu tomo a Aranka há cerca de um ano e dou-me super bem. Mas antes disso falei com a minha ginecologista e vimos qual era a melhor opção para mim. Desde que comecei a tomar (e ainda antes de ouvir estas horríveis notícias) disse para mim mesma que se me sentisse mal parava logo de tomar. A saúde é uma coisa com a qual não se brinca e tudo o que nos faça sentir mal é de parar e de consultar um médico.

    O meu coração apertou ao ver a reportagem que a família da Carolina deu e espero, sinceramente, que pelo menos sirva para as mulheres andarem mais atentas!

    ResponderEliminar
  17. O meu namorado também me pediu para deixar de tomar depois de ver a notícia. Eu, tal como tu, tomo minigeste e sempre estive a par dos riscos por isso não vou deixar de tomar. Mas as mulheres ao menos que estejam cientes de que têm de consultar um médico antes de começar a tomar e têm de se informar muito bem a antes de tomar uma decisão.

    ResponderEliminar
  18. Eu por exemplo não posso tomar a pílula , nunca pude , claro que tive de arranjar outro método , que foi o implante , e digo-te quando vi essa noticia , fiquei grata por nunca ter tomado , apesar de todas as dores de cabeça que isso já me causou.

    ResponderEliminar
  19. Que horror Indigo :(

    Eu vi a reportagem da Carolina, tão nova, tão bonita, com a vida toda pela frente... e hoje, na tvi, deram a reportagem de outra jovem, que esteve muito mal também devido a esta pílula.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. o meu período é super irregular (ora vem de 15 em 15 dias, ora vem de 40 em 40) e tenho sempre montes de dores! quando fui à ginecologista por causa de um problema que tive, ela queria-me receitar a pílula mas eu não aceitei. ainda bem! :/ eu vi a reportagem sobre a carolina e, por acaso, no início, quando estavam a passar imagens dela a dançar, eu pensei "porra, é mesmo parecido com a rapariga do blog da indigo" e depois disseram o nome e eu fiquei completamente sem reação! foi super super super mau o que lhe aconteceu mas sabes, indigo, ainda bem que a família, o namorado e os amigos não viraram as costas ao problema e não estão a deixar com que ela seja só mais uma nas estatísticas...

    r: thank youuu <3

    ResponderEliminar
  21. Tomo a Minigeste desde sempre (mentira, também já tomei a Yasmin logo nos inicios) e até agora tudo optimo, tudo operacional!

    ResponderEliminar
  22. Eu tomo uma trifásica!
    É bastante forte, mas tem mesmo de ser esta (segundo a minha ginecologista).
    Jamais deixar de tomar! É uma liberdade tremenda!

    ResponderEliminar
  23. Eu tomei a Yasmin durante anos, receitada pela minha ginecologista, e há uns tempos a minha mãe disse para deixar de a tomar, que ainda ficava sem conseguir engravidar (se um dia o quisesse), e isto e aquilo. Ouvi a minha mãe (wrong! ela não é médica) e deixei de tomar. Fiquei cheia de borbulhas, com um pêlos horríveis no queixo (parecia que tinha barba), os restantes pêlos do corpo engrossaram, voltaram as dores, a menstruação super desregulada, as borbulhas horríveis na cara, eu sei lá, parecia um bicho.
    Tive de fazer um tratamento com a Diane 35, ainda tomei também ciproterona (sempre receitado por médicos), finalmente terminei o tratamento e já retomei a Yasmin, mas propriamente a Aranka que é o genérico e é muito mais barata.
    Nunca tive qualquer sintoma estranho, as dores são quase nulas, voltei a estar regulada e com um fluxo normal. Vou regularmente à ginecologista, faço análises e exames, e está tudo bem. Pode acontecer, sem dúvida, mas sem a pílula não me sinto bem.
    De qualquer forma, cada caso é um caso, e o importante é que nos sintamos bem connosco e com o nosso corpo.

    ResponderEliminar
  24. É mesmo preciso ter atenção. O cuidado nunca é demais. No outro dia mostraram-me a notícia e eu fiquei chocada. Principalmente por ser de uma pessoa "tão perto de mim" (Eu nasci em Évora). Fizeste muito bem em alertar e acho que fez muito bem à rubrica. Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. eu comecei a tomar a pílula relativamente tarde (aos 18 anos) e foi pela mesma razão que tu: tinha dores horríveis, perdia completamente as minhas forças, tinha dores horríveis, e isso acontecia sempre nos 2 primeiros dias do período.

    para começar a tomar a pílula consultei a minha ginecologista porque tenho noção que não é um medicamento como os outros. ela receitou-me a Estinete e é a que tomo desde então, e tenho-me adaptado bem, só tomei 1 ou 2 blisters da mesma que tu, a Minigeste (porque era a que tinham na consulta de planeamento familiar), e também não notei nada de especial. mas lá está, é importante estar informada...

    beijinhos *
    eighteen and a life

    ResponderEliminar
  26. Tive exatamente o mesmo que ela e sinto-me uma sortuda por estar aqui!

    ResponderEliminar
  27. Eu não conhecia esta realidade, confesso. Infelizmente também já tive um episódio infeliz com a pílula. Eu quando era ainda muito nova, talvez aos 16 comecei a tomar a pílula para combater o imbatível acne ou para pelo menos tentar atenuar as suas consequências. Tomei durante anos mas não era um método contraceptivo uma vez que tomava outra medicação e isso fazia com que perdesse o efeito contraceptivo.
    Entretanto comecei a ter colesterol super alto, como fazia análises frequentemente dei logo conta da coisa. Mas nunca percebi o porquê, era saudável, praticava desporto, comia bem, não tinha excesso de peso nem nada fora do comum. Cheguei a fazer dieta para evitar o colesterol e os valores continuavam absurdos. Passei a ser medicada para combater o colesterol com apenas 17 anos!!! Tinha valores altíssimos e era mesmo preocupante. Passei imenso tempo a fazer análises constantemente sem nunca ter resultados efectivos, estava medicada e, ainda assim, os valores não baixavam significativamente.
    Acabei por aperceber-me que tinha valores tão elevados de colesterol devido à pílula! Sim, à pílula. Por mero acaso, uma farmacêutica, quando eu fui fazer o teste rápido, do dito colesterol, é que me falou que podia ser algum medicamento que eu estivesse a tomar. Quando lhe disse que só tomava a pílula ela disse que poderia perfeitamente ser disso. Ora, o teste que fiz foi deixar de tomar e fazer análises e surpresa das surpresas estava novamente normal o valor do colesterol. Tomei a yasmin, a yasminelle, a diane 35 - pelo menos são as que me lembro e creio que a última foi a diane mas não tenho a certeza por isso também não tenho como relatar o sucedido às entidades competentes. Deveria tê-lo feito na altura mas é que nem me passou pela cabeça.
    Nunca mais tive colesterol alto. Mas também nunca mais utilizei pílula. Quando fui recentemente à consulta de planeamento familiar, as enfermeiras tentaram convencer-me a tomar a pílula, só porque sim. Porque eu nunca manifestei essa vontade. Não pretendo voltar a fazê-lo tão cedo se depender da minha vontade.
    Perdoa-me o testamento mas achei que fazia sentido contar esta minha história. Quero também agradecer-te a partilha e a informação. Eu, além do meu episódio e de saber das inúmeras consequências que a toma da pílula tem no nosso corpo e organismo, não conhecia nada tão grave como o que relataste e é realmente assustador.
    Está realmente nas nossas mãos fazer alguma coisa para impedir que estas coisas aconteçam e continuem venenos destes no mercado.
    Obrigada mais uma vez e boa sorte com a "desmama", oxalá o teu organismo e corpo se aguentem melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar