domingo, 13 de julho de 2014

Qual é o significado?


O ser humano tem a necessidade de atribuir sempre um significado às coisas. Qual é o significado do sonho que tive? Qual é o significado da vida? Qual é o significado das cores? Qual é o significado do meu nome? Porque é que aquilo aconteceu?
Parece que não conseguimos descansar enquanto não percebemos o porquê das coisas. Tudo tem que ter uma explicação e uma razão de ser. Nada pode acontecer por acaso, nada pode acontecer só porque sim, nada pode acontecer porque foi sorte ou azar. 
Eu não sou de procurar os significados nas coisas. Acredito que muitas das situações que acontecem são obra do acaso, ou porque estávamos no momento certo à hora certa ou momento errado à hora errada.
O facto que acreditarmos que tudo tem que ter significado, para mim é uma visão muito egocêntrica do Homem. Parece que tem tudo que girar à nossa volta e acontece porque nós estamos aqui e precisamos de receber um sinal. Parece que não conseguimos aceitar que somos minúsculos num Universo tão vasto, e que no fundo somos insignificantes. A nossa espécie existe à tão pouco tempo, em comparação com tudo o resto.

15 comentários:

  1. Eu sou daquelas pessoas que procura sempre o significado das coisas, principalmente de alguns sonhos que me deixam totalmente perturbada. Mas tens razão, somos mesmo insignificantes

    ResponderEliminar
  2. R: Obrigada pelo teu comentário minha querida. Hoje finalmente consegui falar com ele, no meio de lágrimas, mas teve de ser. Tenho medo como irá ser a nossa relação agora, mas pelo menos já desabafei e fui o mais sincera que pude.
    Eu, ao contrário de ti, tento sempre procurar o significado da minha vida. Não sei porquê.

    ResponderEliminar
  3. ás vezes procuro o significado de alguns sonhos ou numeros... sim somos muito pequenos comparados com o resto do universo.
    Obg pelo teu apoio pelas tuas palavras... e olha eu nao uso as minhas unhas compridas nunca, só as pinto, eu gosto de ver as unhas cortadas e pintadas... não gosto do estilo VAMP... nao quero arranhar ninguem :)

    ResponderEliminar
  4. Confesso que sou das pessoas que procura sempre razão para tudo. Que procuro significado mesmo nas coisas mínimas. Não só em relação ao que acontece a nós, humanos, mas também para o que acontece na natureza. Gosto simplesmente de saber.

    ResponderEliminar
  5. É mesmo!
    R: Oh, sinto-me um pouco esquecida, parvoíces..

    ResponderEliminar
  6. Eu procuro varias vezes significado dos sonhos. Idk acho super estranho sonharmos com coisas esquisitas e depois tenho curiosidade em ver o que significa.
    Queria perguntar-te uma coisa, penso que se calhar és a unica pessoa com quem posso tirar esta dúvida. Tu estás a estudar medicina veternária, certo?

    ResponderEliminar
  7. Também não entendo essa necessidade.
    Acontece porque tem que acontecer. Na vida tudo nod pode acontecer, assim o tempo o permita. Se vivermos tempo suficiente, podemos ganhar o euromilhões, podemos fazer aquela viagem de sonho, podemos ter cancro... tudo pode acontecer, como se o mundo fosse uma espécie de betoneira onde os acontecimentos e as pessoas coabitam. Um dia vamos "chocar" com outra pessoa, no dia seguinte podemos colidir com um terramoto ou com um comboio...
    Enfim, quem sabe não é esta curiosidade, esta ânsia de perceber e explicar tudo, que nos fez evoluir, que através da seleção natural nos deu cérebros maiores do que aos outros animais?... :/

    ResponderEliminar
  8. Não entendo essa necessidade , mas eu sou meia maluca e por vezes prefiro não perceber o sentido de nada e viver como se tratasse do último dia , uma vez que tive tão perto dele , porque eu sei , eu antes procurava o significado até num olhar .
    r: Exactamente é mesmo a companhia .

    ResponderEliminar
  9. Adoro quando escreves este tipo de post!Identifico-me sempre contigo :P

    ResponderEliminar
  10. Eu confesso que nunca fui pessoa de ir pesquisar o que significa sonhar com X ou Y xD

    ResponderEliminar
  11. Eu tento saber sempre o significado das coisas, não fico descansada. E contrariamente à tua opinião, acho que nada acontece por acaso!
    R: Eu gosto muito dele e por mim nunca tínhamos acabado mas sim lutado para conseguirmos ultrapassar fosse o que fosse. E sim, vamos ter uma conversa séria sem rodeios quando nos encontrarmos. Obrigada pelos conselhos :)

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que gosto de procurar o significado das coisas xD Mas até concordo contigo :) *

    ResponderEliminar
  13. A minha cadela está com um caroço numa das maminhas mas não me parece que lhe doa. Os meus pais têm medo de ir ao veterinário e ela começar a ficar pior porque lhe vão mexer e ela vai deixar de ser alegre e tão cheia de vida. Pode ser alguma coisa grave?

    Maybe

    ResponderEliminar