quarta-feira, 9 de julho de 2014

RÚBRICA - SEXUAL LOVE ♡ 15


Olá, minha boa gente! Tenho reparado que existem algumas dúvidas no que toca aos métodos contraceptivos.
Na Queima das Fitas deste ano, havia uma barraquinha em que davam preservativos e tinha também alguns jogos. Aí ensinei uma amiga minha a colocar um preservativo num pénis de plástico, porque ela disse que não sabia colocar. 

Para escrever este post, fui buscar um bocadinho de informação a este site, para ter a certeza que não vos induzia em erro em nada que pudesse aqui escrever. Espero que fiquem mais elucidados neste assunto.

PÍLULA
Este é um método contraceptivo que funciona através da acção hormonal, que vai inibir a ovulação, e consequentemente evita uma gravidez. As pílulas são fornecidas pelos centros de saúde ou podem-se comprar nas farmácias sem receita médica. É um dos métodos com maior eficácia, se tomada correctamente. Também tem a vantagem de regular o ciclo menstrual da rapariga (isto para mim foi muito útil, pois eu era completamente desregulada).
Mas cuidado, as pílulas não são todas iguais e algumas podem ser as mais indicadas para certas pessoas. Uma amiga minha já teve várias anemias, porque não se adaptou à pílula. Não há nada melhor que ir a um médico.
Atenção: Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

CONTRACEPÇÃO HORMONAL INJECTÁVEL
É um método semelhante à pílula porque também é hormonal, mas como o próprio nome indica é injectável. a mulher recebe uma injecção intra-muscular, que durante 3 meses vai libertando a hormona. Está indicado para mulheres que não possam tomar a pílula ou usar o DIU (dispositivo intra-uterino).
Atenção: Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

IMPLANTE
Este é um método contraceptivo de longa duração (3-5 anos) e está recomendado para mulheres que queira vir a fazer esterilização. É o médico que tem que inserir o implante no antebraço da mulher, e este também só pode ser removido pelo médico.
Atenção: Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

ANEL VAGINAL
Este é um método contraceptivo hormonal feito de plástico, transparente e flexível. É colocado pela própria mulher na vagina e deve ser mantido durante 3 semanas, parando durante 1 semana (ciclo de uso), período durante o qual vai libertando hormonas que ao entrar na corrente sanguínea inibem a ovulação, à semelhança da pílula.
Atenção: Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

ADESIVO
Mais uma forma de contracepção hormonal. Cada adesivo é colocado uma vez por semana, durante 3 semanas consecutivas, seguidas de uma semana de descanso. A taxa de eficácia anda próximo dos 98%. Funciona de das formas: impede a ovulação e torna mais espesso o muco do colo do útero, dificultando a entrada dos espermatozóides no útero.
Atenção: Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

DIU - DISPOSITIVO INTRA-UTERINO
O DIU é um pequeno dispositivo de plástico revestido com fio de cobre que é inserido no útero. O DIU impede a gravidez através da alteração das condições uterinas e funcionando também como uma barreira aos espermatozóides. A inserção é feita numa consulta médica, podendo permanecer no útero durante vários anos.
Atenção: Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

PRESERVATIVO MASCULINO
É um método físico que impede a passagem dos espermatozóides para a vagina da mulher durante o acto sexual. Para além de prevenir a gravidez, também diminui o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

PRESERVATIVO FEMININO
O preservativo feminino tem a forma de um tubo feito à base de silicone com um anel na extremidade. Deve ser introduzido na vagina antes da relação sexual. Depois da ejaculação, o preservativo retém o esperma prevenindo o contacto com colo do útero, evitando a gravidez.O preservativo feminino protege contra as DST e deve ser indicado em situações de ejaculação precoce. É menos eficaz que os métodos hormonais.

DIAFRAGMA
O diafragma é um dispositivo de borracha com um aro flexível que se introduz na vagina. Quando correctamente introduzido previne o contacto do esperma com o colo do útero, funcionando como meio eficaz de contracepção.

15 comentários:

  1. Indigo, e em relação às marcas dos preservativos? Há alguma diferença? É que aquilo há de tudo e para tudo, uma pessoa nem sabe bem por qual optar...

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto desta rubrica :)
    R: Quem dera que sim, apesar que o de amanhã disse-me logo para levar documentação..

    ResponderEliminar
  3. Gosto desta rubrica :)
    R: Ora nem mais!

    ResponderEliminar
  4. Já que ensinaste a tua amiga como colocar um preservativo, será que é muito difícil explicar aqui no blogue?

    ResponderEliminar
  5. Das melhores rubricas da blogo! Parabéns :)

    ResponderEliminar
  6. o preservativo feminino assusta-me, é gigante x)

    r: o problema é que o que eu quero MESMO é ser cantora e se soubesse que tinha a carreira garantida, cagava na universidade. mas como sei que não a tenho, acho que a universidade seria um suporte caso o meu 1º plano (música) não funcionasse. porém, não quero estar a desperdiçar o tempo que podia estar a investir na música, na universidade. percebes? :s

    ResponderEliminar
  7. Bom post, esclarece muito bem quem possa ter dúvidas neste campo. Penso que no seguimento deste post podias também fazer um acerca dos riscos e contra-indicações de alguns destes métodos contraceptivos, o DIU por exemplo tem muitas delas.

    ResponderEliminar
  8. ja nao via esta tua rubrica a algum tempo :p
    r: vale vale :p

    ResponderEliminar
  9. É sempre bom saber mais algumas informações em relação a este assunto. Parabéns pela rubrica :)

    ResponderEliminar
  10. Amo esta rúbrica! O preervativo feminino é bastante estranho, já estive para o usar mas desisti logo, só pela tamanho eu desisti -.-

    ResponderEliminar
  11. não quero tomar a pílula, mas tenho tanto medo que o preservativo rompa :c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for um preservativo bom, não há-de romper assim com tanta facilidade. No caso de romper podes sempre tomar a pilula do dia seguinte.
      Porque não queres tomar a pílula?

      Eliminar