terça-feira, 15 de julho de 2014

Desafio - Just Say It || Part 1

Ora muito bom dia alegria! Hoje começa a primeira parte do desafio "Just Say It" com as nossas maravilhosas participantes. Elas tiveram perto de 1 semana para responderem à primeiras perguntas que lhes fiz. Estão curiosos para lerem cada palavra do que elas escreveram??
Não se esqueçam depois de votar pelo melhor texto do lado direito do blog. Se quiserem, vocês também podem responder à perguntas na caixa de comentários.

Como uma parte do meu blog é dedicado a assuntos amorosos e de cariz sexual, decidi que este seria um bom tema para abordar em primeiro lugar:
AMOR E RELAÇÕES
E as perguntas foram as seguintes: 

Quais são as principais diferenças entre os homens e as mulheres numa relação?
Como se define traição num relacionamento?
Qual a melhor forma de lidar com o ciúme?

Vamos ver como cada uma delas respondeu:
Ella 
Quais são as principais diferenças entre os homens e as mulheres numa relação?
Entrar numa relação e achar que o outro tem exactamente as mesmas necessidades que nós é um erro. Somos pessoas diferentes com maneiras diferentes de sentir e agir e somos, na maioria dos casos, de sexos opostos. As mulheres são maioritariamente mais românticas, precisam mais da presença do outro, sonha com o homem perfeito, precisa de ser mimada, de surpresas e de provas de amor. O homens, apesar de muitos serem românticos e meigos, são mais desligados, mais físicos, não basta só o amar do amor, é preciso a sedução... Uma vez vi um episódio do Bones em que as personagens principais que actualmente são um casal estavam a discutir e ele (Booth) pediu-lhe para ela (Bones), que é uma pessoa extremamente racional e literal, se por no lugar dele. Ela fez uma careta como a encarnar uma personagem e respondeu: Booth, apetece-me fazer sexo! Eu ri-me porque achei que, vá extremamente literal, é mesmo isso que eles nas relação procuram mais que elas.


Como se define traição num relacionamento?
No conceito relação não existe algo concreto como traição, tudo depende das regras da relação. Podemos ser restritivos e achar que reparar noutra pessoa ou ser "open mind" e achar que a relação não precisa de ser exclusiva. Cada casal tem a sua dinâmica... Só posso falar da minha relação, estou numa relação séria mas acho que não estamos mortos. Ambos continuamos a apreciar outros homens ou mulheres, respectivamente e tentar mudar isso é cravar um prego no caixão da relação. Em relações como a minha, é preciso saber que pelo facto de ela achar num homem bonito ou ele ver um par de mamas interessantes é apenas o lado físico em acção. Não queremos saber da pessoa que estar por detrás e ambos respeitam-se. Quando passa do achar interessante para o tentar algo já cruza a traição, já é pôr em cheque a pessoa com quem estamos comprometidos. Se querermos ter qualquer contacto físico ou envolvimento com uma pessoa que não a com quem namorados, não vemos estar nessa relação.


Qual a melhor forma de lidar com o ciúme?
Não há formula mágica para lidar com o ciume. Acho importante ter a certeza daquilo que significamos para a outra pessoa. É isso que nos vai fazer confiar, porque sem confiança não há relação... É normal não gostarmos quando o nosso/a rapaz/rapariga diz que outra pessoa é esteticamente interessante, mas evitar sempre fazer cenas. Eu acho que a melhor maneira de lidar com o ciume é expor o que achamos que nos vai fazer com ciumes, confiar na pessoa e se a pessoa por algum motivo cruza a linha é importante avisar que não é confortável para nós. E se a pessoa gostar de nós vai respeitar os nossos limites sem fitas, sem dramas, sem ultimatos porque isso só nos afasta de quem amamos.
Numa é preciso dar ao outro a liberdade de escolher com quem quer estar e o outro aproveitar essa liberdade para nos escolher para a amar, todos os dias.


Quais são as principais diferenças entre os homens e as mulheres numa relação?
Na minha opinião acho que não assim grande diferença entre o papel das mulheres e dos homens numa relação penso que ambos têm que respeitar os princípios um do outro porque acredito que isso é o básico para que uma relação funcione.

Como se define traição num relacionamento?
Traição define-se num relacionamento a partir do momento em que uma das partes mente,trai ou engana mesmo que digam que era para nosso bem não consigo voltar a confiar nessa pessoa.

Qual a melhor forma de lidar com o ciúme?
A melhor forma de lidar com o ciúme é ignorar mas também sei que por muitas vezes é difícil de "fingir" que não nos incomoda por isso prefiro falar sobre esse assunto e explicar o que irrita-me.


A diferenciação entre o feminino e o masculino numa relação não tem uma regra que funcione como uma lei, como algo claramente visível em todas as relações. Aqui poderia entrar a questão de “o que considerar uma relação?” e tenho uma tese acerca disso, mas não é para hoje. Ponho-me a pensar e se tiver em consideração a média das relações diria: mulheres igual a coração e homens igual a cabeça. 
Elas preenchidas de expectativas do homem cheio de palavras bonitas para dizer, de um braço na cintura e carinhos públicos. E eles preenchidos delas, à espera de as encantar com as melhores doçuras, que não tenha vergonha de intimidades com ele, que os amigos a achem divertida, que joguem computador (Sims não conta) e que se mantenham ao lado dele quando a fase mais romântica da relação passou. Sim, porque mais tarde aquele floreado inicial não acaba, mas decresce. E se há parâmetro muito importante para a relação é ela não ser ciumenta, porque ela pode ter tudo, mas se for uma rapariga que não dá espaço para ele respirar mesmo na presença dela, não vai resultar. Se o ciúme não é comedido algo não está bem, há uma ponta de falta de confiança, há incerteza. As pontes construídas numa relação proporcionam a base dela, embora elas possam tremer um pouco nunca cairão se os dois estiverem juntos para a reparar. Assim, se a base daquilo que construíram for segura os ciúmes serão menos e se forem em demasia, não é ele não é ela que terão de mudar, é a relação porque manter uma carregada de ciúme e posse é sinal que não é futuro. A traição é como um hot topic entre as mulheres nos serões de amigas e muitas não sabem o que consideram o que é ser traída. Outras tem uma lista de situações que aceitam e as que não aceitam. Fora desses serões o que vejo é que a mulher considera traição quando assim se sente, age consoante aquilo que aquele homem lhe trará no futuro, ou daquilo que ele a convence. 
Esta é a forma de eu ver e, quem sabe, da maioria do sexo feminino, mas não será isto muito diferente visto pelo outro lado?



Não podemos negar, o amor mantém as pessoas vivas e rouba-nos uma parte de nós. Mas isso pouco importa, comparado tudo aquilo que ele nos dá. É incrível como, apesar de todas as diferenças, conseguimos olhar para a outra pessoa e achá-la perfeita. Não é, claro! Ninguém o é. Há defeitos e manias bem visíveis, principalmente entre géneros. Aquela que mais se nota é a preocupação. Noto que os rapazes são mais despreocupadas em relação a tudo, o que não significa necessariamente que gostem menos. 

Independentemente disso, há algo que é normal ambos terem: ciúmes. É perfeitamente compreensível e, no fundo, nenhum leva a mal porque ambos percebem que essas crises só acontecem por amor, por medo de perder a pessoa que mais amamos. É óbvio que há ciúmes e ciúmes. Há ciúmes ocasionais e há ciúmes doentios constantes. Por isso, é preciso mostrar à outra pessoa que não é necessário chegar a esse nível, que ela é a única capaz de deixar os seus dias mais felizes e que ninguém se compara ao que ela é. É preciso alimentar o sentimento do outro com palavras e atitudes que o façam sentir mais seguro e confiante. 

E se praticamente tudo é possível numa relação, há uma coisa que, pelo menos para mim, não tem espaço. Refiro-me à traição. Seria incapaz de continuar uma relação depois de ser traída, independentemente da circunstância em que isso tenha acontecido. A traição é uma opção que se toma, não é algo que se faz instintivamente e, para mim, isso não tem perdão. Mesmo que me deem mil e uma desculpas, depois da traição deixa de existir um “nós”. E, por isso mesmo, seria incapaz de trair alguém. Porque ter uma relação é um compromisso. Um compromisso que não espera nada em troca, que nos enche do melhor que o mundo pode ter e que nos mostra que aquele é o único sentido da nossa vida.


Cada pessoa lida com uma relação à sua própria maneira, com os seus critérios de seleção e de coisas que devem de ser feitas para que tudo funcione na perfeição! Mas, no meio disto tudo, podemos distinguir dois grandes grupos: as mulheres e os homens. E claro que a forma de um homem estar numa relação é diferente da forma com que a mulher vê essa relação, sobretudo porque eles não têm a necessidade de se sentirem compreendidos por elas. Numa relação o homem é aquele que dá tudo o que tem de melhor nele, sobretudo amor, porque a quer ver acima de tudo, feliz. É aquele que que quer ser respeitado, estimado. A mulher é outro assunto: quer ser compreendida, entendida, amada – ela tem essa necessidade. 

Ora, e tudo funciona na perfeição, no seu mais perfeito equilíbrio, se não houver traição. Mas afinal, o que é que é traição? Bem, num relacionamento, acho que só se é considerado traição se uma das pessoas se andar a atirar a outra. A partir do momento em que a amizade vai de “gosto de ti como amigo” até “quero ser mais que teu amigo”, acho que já é traição. Porque quando se gosta de uma pessoa não se anda por aí a saltar para dentro das calças de outros… 

Isto leva-nos até aos ciúmes: ah, e como é que lidamos com eles? Existem sempre raparigas (olhem eu aqui!) que não lidam nada bem com isso. Mas a melhor maneira é se ele te der provas que podes confiar nele. Se ele só tem olhos para ti, se ele te ama, e é incapaz de te trocar por outra, não precisas de carregar no botão dos ciúmes e ligar alerta vermelho. Acho, pessoalmente, que a melhor maneira de lidarmos com eles é (raptar a rapariga com quem ele anda a falar e ameaça-la!) confiar no parceiro, acreditar que é de nós de quem ele gosta e não da outra. Afinal, a confiança é o elo principal numa relação. Se confias nele, podes ficar descansada, tenho a certeza que não há motivos de ciúmes!

3 comentários:

  1. oh, não cheguei a ler porque andei um pouco ausente! Responderei as próximas!

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler, dá uma outra visão :)

    r: Pois eu sei, mas é doloroso.

    ResponderEliminar