terça-feira, 29 de julho de 2014

Namoro de Escola


Sou apologista de que, antes de casar, o casal deveria primeiro morar junto durante uns meses, ou até mesmo um ano. Normalmente costuma ser o contrário: namorar, casar, viver juntos. Mas eu acho que é bom passar por este tempo de "experiência". Só se conhece verdadeiramente alguém quando se está o tempo quase todo com ela. Quando se acorda todos os dias ao lado dessa pessoa (toda despenteada e com papos nos olhos), quando se atura o mau-humor matinal, quando se conhece os tiques irritantes, enfim, essas coisinhas todas menos bonitas, mas que fazem parte de qualquer relação.
Muitos namoros duram anos (8,9, 10 ou mais anos). Alguns começam muito jovens, conhecem-se no secundário, começam a namorar, mas durante esses anos todos mantêm o seu namoro como um "namoro de escola", como eu costumo chamar. Com 8/9 anos de namoro já estão a acabar a faculdade ou mesmo a trabalhar, mas continuam o namoro como se fossem adolescentes: só passam os fins-de-semana juntos, durante a semana apenas saem à noite, vão para casa um do outro ver filmes e namorar... Mas ainda não têm aquela vida de casal casal. E depois quando se casam e vão morar juntos acaba por haver um certo choque. Porque antes, como o tempo que passavam juntos era menor, acabavam por se empenhar mais, por serem mais queridos e por se esforçarem mais: arrumavam a casa antes da/do namorada/namorado aparecer por lá, iam pesquisar receitas novas e faziam jantares à luz das velas, essas coisinhas românticas... O problema é que quando as pessoas vão morar juntas deixam de ter certos cuidados e começam a revelar outras partes da sua personalidades. Não estou a dizer que antes estavam a mentir ou a ocultar alguma coisa. Mas apenas quando somos colocados sobre certas circunstâncias é que revelamos certas partes da nossa personalidade. 
Muitas vezes nem nós próprios sabemos como nos vamos comportar em certas circunstâncias, quanto mais saber como outra pessoa vai reagir.
E é por isto que muitos casais se separam pouco tempo depois. Porque começam a ver o lado menos bonito da outra pessoa: ou porque é muito desarrumado, ou porque já não cozinha, deixou de limpar a casa, refila muito mais. Depois vêm aquela conversa: «Tu mudaste, quando te conheci não eras assim.». Já eram assim, apenas se revelaram mais tarde, quando as coisas se alteraram e ficaram mais "sérias".  
Por um namoro durar uma década, não quer dizer que enquanto casal as coisas vão resultar.

15 comentários:

  1. Adorei o post e sim concordo plenamente contigo!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo...As pessoas mais velhas lidam mal (pelo menos os meus avós) com o facto de os casais agora experimentarem por viverem juntos antes do casamento...

    ResponderEliminar
  3. Exactamente. Um casal precisa de se conhecer muito bem antes de se casar. É com essa fase de viver juntos, que sabemos se gostamos de alguém do jeito que ela realmente é, ou não.

    ResponderEliminar
  4. Partilho da tua opinião. E é assim que desejo levar o futuro amoroso

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que o problema é a descartibilidade dum namorado. Tu vês algo estragado e não arranjas deitas fora... .e com as relações é igual e não há chama que dure para sempre. Não há sexo louco e apaixonado todos os dias, não há cabeça para estar sempre bem... Há a paixão a tornar-se em amor e cumplicidade... e muita gente não sabe lidar com isso. Se até no namoro sentimos isso há uma altura em que perdemos a cerimónia e não estamos sempre bem quanto mais a viver juntos onde estamos doentes, cansados, saturados e frustrados em certos dias e não há como esconder. Mas lá está não posso falar porque ainda não estou a viver junto com o meu rapaz. Não sei se serei diferente.

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo! Não sei se algum dia irei casar, pois é algo dispendioso, mas, se o fizer, com certeza será apenas depois de já morarmos juntos.

    ResponderEliminar